quarta-feira, 18 de novembro de 2020

GOTT ERBARME DICH DER TYROLVIEHZÜCHTER!

 

O título em alemão acima pode ser traduzido como “DEUS TENHA PIEDADE DOS CRIADORES DE GADO DO TIROL”, porque a vida desta gente e o bem-estar dos seus animais, de alguma forma, sempre acabam prejudicados pela afluência de turistas que se deslocam a esta idílica região austríaca, porque apesar dos avisos, continuam a invadir prados e a levar consigo cães, intrusos que invariavelmente acabam por ser atacados pelas vacas paridas ou por aquelas que ainda estão a amamentar, por considerá-los uma séria ameaça para os vitelos. Em julho de 2017, uma vaca atacou ali uma caminhante de 70, senhora que não sobreviveu a uma marrada fatal. Agora, o seu viúvo está a exigir em tribunal uma indemnização num montante de 260.000€ ao dono da vaca, conforme relata o "rosenheim24".

O ataque fatal da vaca ocorreu no município de Erl, no distrito de Kufstein. Tudo aconteceu quando Helga H., de Kirchdorf, estava a voltar do Kranzhorn Alm, um destino popular para excursões, com o seu primo e dois cães soltos. Logo no início da descida deparam-se com uma manada de vacas em aleitamento. De acordo com "Österreich.at", Helga H. já sabia que estes animais ruminantes reagem com medo aos cães porque havia crescido perto de vacas. Perante tal avistamento, tentou prender o seu cão, mas já era tarde demais, porque um das vacas derrubou-a fatalmente. O maioral dos animais e outros socorristas chegaram prontamente ao local, mas nada puderam fazer pela caminhante.

A princípio não houve consequências criminais para o dono da vaca, mas pouco antes do final do prazo de prescrição, o viúvo de Helga H entrou com uma acção em tribunal, dizendo-se profundamente abatido desde a morte da sua esposa e que é uma pessoa dependente de ajuda, relata o "Österreich.at". Entende ser indemnizado pelo dono do animal por este não ter garantido a segurança necessária para proteger a sua esposa, já que o gado não se encontrava cercado, o que veio a acontecer depois do acidente. 

Desde aí têm sido muitos os avisos e as advertências tornadas públicas pelo governo, assim como a tomada de várias medidas de segurança para evitar que acidentes destes se repitam. Não obstante, há quem continue a “fazer orelhas moucas”, a aborrecer as vacas e a levar cães soltos para os seus prados, toureiros de circunstância que se sujeitam ao trágico destino da septuagenária. Apesar de episódios destes acontecerem em vários países, como por exemplo no Reino Unido, no Tirol eles acontecem com maior frequência, como se as vaquinhas dali não pudessem pastar em paz, o que leva a dizer Deus tenha piedade dos criadores de gado do Tirol. Para sua protecção, do seu amigo de 4 patas e em prol do bem-estar dos outros animais, evite circular com ele solto junto de prados, vacarias e outras explorações pecuárias, já que será uma operação mais complicada levar as vacas até às cidades para se sociabilizarem com os cães.

Sem comentários:

Enviar um comentário