quarta-feira, 7 de novembro de 2018

OS INESPERADOS MOLDAVOS

Acredito eu, apesar dos portugueses serem sobejamente melhores em geografia do que os norte-americanos, que muitos de nós não sabem exactamente onde fica a Moldávia e que também pouco ou nada sabem sobre a sua história e cultura. O assunto vem à baila porque ontem tivemos meia-dúzia de leitores oriundos deste pequeno país, quase 3 vezes menor que Portugal, com apenas 33.844 km2, sem costa marítima, situado na Europa Oriental e entalado entre a Roménia e a Ucrânia, uma macedónia de etnias cuja capital é Quichinau.
Ao longo da sua história, nomeadamente a partir do Séc.XVI, foi um feudo de húngaros, lituanos, romenos e turcos, não escapando também às garras da extinta União Soviética, que entre outras coisas, trocou-lhe o alfabeto latino pelo cirílico (a destroca já aconteceu). Hoje é um país livre e democrático, candidato à UE e com assento nas Nações Unidas, também promotor de migrantes para Portugal que aqui seguem os seus sonhos.
É possível que os nossos visitantes moldavos sejam parentes ou conhecidos da Svetlana, uma aluna recente que veio daquelas distantes paragens e que conduz actualmente o Doberman Zeus. Independentemente de o serem ou não, todos são bem-vindos e aguardamos que outros se juntem a eles, porque o nosso blogue é um espaço de cariz universal e multicultural dedicado ao adestramento canino, que tem como objectivo a troca de experiências nesta área. Os vizinhos da Moldávia que mais nos visitam são os ucranianos, que desde de anteontem já são 52 e que no total somam 1.350 leitores.
Resta-nos manter o seu interesse e alcançar outros com a mesma paixão, gente que adora cães e que não hesita em aumentar as suas chances de sobrevivência pelo concurso do treino.

Sem comentários:

Enviar um comentário