quinta-feira, 15 de novembro de 2018

NÃO LAVE OS DENTES DO SEU CÃO COM DENTÍFRICOS PARA HUMANOS

A RSPCA (The Royal Society for the Prevention of Cruelty to Animals), instituição de beneficência que opera em Inglaterra e no País de Gales contra a crueldade animal e em prol do seu bem-estar, está a avisar os proprietários caninos para não lavarem os dentes dos seus cães com pasta dental para humanos, porque é prejudicial para os cães e pode até matá-los! Justificando este parecer, a RSPCA diz que o flúor e o uso ocasional de adoçantes artificiais nas nossas pastas de dentes podem ser tóxicos se forem ingeridos pelos cães. O pior de tudo é a presença de XILITOL (1) em certas pastas de dentes, podendo ser letal se os animais não forem tratados atempadamente.
O assunto veio à baila porque numa pesquisa levada a cabo pela LILY’S KITCHEN (2) ficou-se a saber que 8% dos proprietários caninos lavavam os dentes dos seus cães com dentífricos humanos, tanto para limpá-los como para eliminar o mau-hálito dos animais. CAROLINE ALLEN, Directora Veterinária da RSPCA de Londres, alertou: “Não só os animais de estimação têm menos probabilidade de tolerar a espuma e o sabor mentolado da pasta de dentes humana, mas também há um risco para a saúde, caso engulam o creme dental humano” e "Embora exista um risco potencial para os animais de estimação da ingestão contínua de flúor, A inclusão do adoçante artificial xilitol nos cremes dentais é uma preocupação mais séria, pois é muito mais tóxico e os produtos que contêm este ingrediente não devem ser administrados a cães."
Um porta-voz desta instituição de caridade (RSPCA) aconselhou os donos que têm cães com problemas dentários e mau-hálito, a escovar os seus dentes com uma pasta de dentes específica para cães, aconselhando em simultâneo o recurso a biscoitos mastigáveis para o efeito e dietas dentárias próprias para prevenir o endurecimento da placa, tudo para que os cães tenham um hálito mais fresco e a sua saúde não seja posta em risco. Nós, como é sabido, continuamos a preferir o osso da pá da vaca, conforme adiantámos no artigo “PÁ DA VACA: O OSSO AMIGO DO CÃO”, editado em 13/02/2014.
(1)O Xilitol é um adoçante natural encontrado nas fibras de muitos vegetais, incluindo milho, framboesa, ameixa, entre outros, e que também pode ser extraído de alguns tipos de cogumelo. É obtido pela hidrogenação catalítica da xilose. O xilitol é tão doce quanto a sacarose, porém é cerca de 40% menos calórico. (2)A Lily’s Kitchen é uma empresa de produtos alimentares para animais de estimação sediada em Londres, no Reino Unido.

Sem comentários:

Enviar um comentário