terça-feira, 3 de outubro de 2017

UMA CADELINHA PARA TRABALHAR COM O GADO OVINO

Recebemos duma leitora (Maria) o seguinte email ao qual iremos responder: “Boa tarde, deram-me uma cadelinha filha de Pastor Alemão com Serra da Estrela, os pais eram ambos puros e foram envenenados. Eu penso vir a educá-la para trabalhar com o gado ovino. Seria possível darem-me algumas informações acerca deste cruzamento? Obrigada”.
Cara leitora, qualquer pode cão tornar-se apto para trabalhar com o gado (ovino ou não) desde que acostumado desde tenra idade. É evidente que há cães mais vocacionados ou seleccionados para isso, cite-se o caso do Border Collie internacionalmente e o do Cão da Serra de Aires no nosso panorama. Pela sua curta missiva não me apercebi se queria um cão para “virar” o gado ou para o acompanhar (guardar), porque as características exigíveis são tão díspares quanto os serviços. De qualquer modo a pequena mestiça que lhe ofereceram pode fazer as duas coisas, talvez não tão rápido quanto os especialistas mas certamente com bastante segurança.
Os mestiços de Pastor Alemão com Serra da Estrela são animais únicos e por vezes problemáticos, porque podem juntar a capacidade de aprendizagem presente no cão alemão à independência presente no cão da Serra, tornando-se manhosos e nada propensos a serem incomodados. Contudo, você dificilmente terá essa dificuldade porque o fenómeno é raríssimo nas cadelas. E quando um perfil psicológico assim atinge alguma delas, ao invés de serem preponderantes, são altamente submissas. Num cruzamento entre lupinos e molossos, os molossos alupinados dele resultantes são por norma mais rápidos e versáteis do que o molosso na sua origem e menos inquietos que o lupino na sua formação. Em síntese, penso que o seu desejo irá ser concretizado, que a Maria e a sua cadela, caso a saiba ensinar convenientemente, irão fazer uma excelente equipa. Sem mais, agradecemos desde já o seu contacto. 

Sem comentários:

Enviar um comentário