segunda-feira, 2 de outubro de 2017

ESTRATÉGIAS

Nas actuais sociedades ocidentais reina o descrédito e o abandono em relação aos distintos credos, desinteresse que primeiro abrangeu as igrejas históricas e que se estende agora à esmagadora maioria das suas dissidentes. Ser missionário não está fácil, testemunhos ninguém os quer, de pregações anda o mundo farto e fazer prosélitos só por permuta. Desperto desde muito cedo para os missionários e para a realidade missionária, sempre sigo com atenção qualquer novidade neste campo, apesar não pretender ser convertido ou converter alguém. Por conta da curiosidade, não raramente acabo por ser vítima de toda a sorte de arautos e pregadores na via pública, gente que parece saber mais de mim que eu próprio e que parece preocupar-se apenas com a minha morte. Mas deixemos por agora a “pregação”.
Para espanto meu e quando menos esperava, deparei-me com uma estratégia missionária nunca vista: duas idosas “Testemunhas de Jeová” a entregarem literatura com um cãozinho à trela em pleno jardim! Ainda corri até casa como um desalmado para de trocar de telemóvel e fotografá-las. Infelizmente já não cheguei a tempo, o dia aquecia e a hora do almoço aproximava-se, mas fica a promessa: “ainda hei-de fisgá-las!”. É evidente que os transeuntes paravam enternecidos pela desprotecção do pequeno cão e não tanto pela pregação das duas senhoras. Ao deparar-me com aquela cena lembrei-me logo da conhecida frase “se a montanha não vai a Maomé, vai Maomé à montanha”, conclusão que se julga ter resultado de uma conversa havida entre este “profeta” e Deus relativa à mobilidade do Monte Safa e que bem se pode aplicar à circunstância, já que nesta área não diferem os credos, valendo-se todos de tudo para alcançarem novos adeptos, como foi o caso desta “pregacão”!
Os cães nunca se viram embrulhados em tanta trapalhada como agora, pois rezam-lhes missas de protecção, tornam-nos terapeutas, recebem heranças, são adorados como deuses (alguns são tratados como diabos), entendidos como filhos, marca de status, causa de denúncia, coima e prisão, motivo de concórdia, discórdia, aproximação, de união e de separação. E por tanto lado têm andado que fui dar com um deles como indutor à pregação, calculo que não será o último (não tenho dúvidas que os franciscanos irão tirar também dividendos disto). Quanto às pregações que por aí oiço, já estou farto de ouvir falar de morte, condenação e castigo, de ouvir pregar para a vida que há-de vir e de não se ensinar a viver o amor nesta, como se o que mais importasse fosse cada um safar-se como puder! Não estará já na altura de se estender e viver a paz antes da hora da morte? Infelizmente, contra este rosário de penas, maldições, raios e coriscos ainda não temos cães, nem mesmo de amuleto! 

Sem comentários:

Enviar um comentário