sexta-feira, 27 de outubro de 2017

ACERCA DO TREINO NOCTURNO

Haverá alguma vantagem em treinar cães sistematicamente à noite? Poderá o treino nocturno ser desprezado? Que hipotéticos riscos correremos se o abandonarmos? Que razões assistem às escolas caninas para não ministrarem aulas nocturnas? É por demais evidente que treinar sistematicamente cães à noite traz-lhes muitas vantagens, considerando a esmagadora maioria dos seus préstimos, uma vez que nessa ocasião os animais estão mais atentos e alerta, a sua máquina sensorial é mais activa e obtém respostas mais claras, capacitando-os para missões ou actividades nocturnas de acordo com o seu ancestral ritmo circadiano, tornando-se assim melhores vigilantes e guardas mais decididos quando importa que o sejam.
Assim, podemos desprezar o adestramento nocturno mas não deveremos fazê-lo diante das vantagens que atrás enumerámos. Dispensaremos do ensino nocturno, particularmente no Inverno, os seguintes cães: os mais frágeis, os idosos; os de pelagem branca curta e sem sub-pêlo, os afectados por problemas articulares e os portadores de ossatura demasiado fina. E se o treino nocturno se reveste de particular importância para o adestramento dos cães surdos, ele pode ser inicialmente contraproducente ou incómodo para cães medrosos pouco acostumados a sair de casa à noite. O abandono do treino nocturno tende a tornar o adestramento menos eficaz e mais demorado, condicionado e não absoluto, pelo que nenhum adestrador capaz terá o desplante de o abandonar.
As más escolas caninas, tantas vezes responsáveis pelo desaparecimento precoce de cães, abominam a instrução nocturna e fazem-no por razões alheias à boa e expectável capacitação dos animais que ensinam, porque doutro modo jamais o fariam. Este abandono estará sempre ligado ao parecer e pouca disponibilidade dos adestradores em exercício, que nestes casos olham mais às suas conveniências que às necessidades objectivas dos cães. Os adestradores ignorantes e menos pensados, os mais jovens e inexperientes, os mais velhos, os mui afamados e os que dispensam maior clientela são os que mais se afastam das aulas nocturnas, para já não se falar daqueles cujas escolas mal-amanhadas não têm iluminação nocturna! E meus amigos, se o problema é esse, assim como não faltam por aí chapéus, candeeiros também há muitos!
A Acendura Brava desde o seu início que sempre manteve e aconselhou as aulas nocturnas, indo até para além disso ao promover e realizar evoluções binomiais nocturnas em distâncias até aos 30 km e com uma duração até 6 horas. A maior ou menor duração das evoluções continua a ser ditada pela natureza dos trabalhos a desenvolver ou pelo particular dos binómios envolvidos, já que nunca isentámos da sua participação os menores, que sempre marcham connosco com o consentimento dos seus pais. Vamos continuar assim!

Sem comentários:

Enviar um comentário