quarta-feira, 25 de outubro de 2017

“S” DE SLINKY E SAVATEUR

O Slinky é um cachorro Rottweiler com 7 meses de idade, agora com 35 kg, muito dedicado ao dono e simpático para toda a gente, em particular com as crianças que adora, o que atendendo ao que por aí se diz da sua raça parece milagre, quando na verdade não é, porque ela é das mais meigas e cuidadosas dentro do panorama da canicultura mundial (os cães são hoje usados e abusados na política como nunca foram). Voltando ao Slinky, ele foi mais uma vez convidado para um treino urbano, orientado para a fixação dos mais diversos comandos direccionais passíveis de lhe robustecer o carácter e de melhor o apetrechar para a missão que lhe caberá. E porque se trata de um Rottweiler, nada melhor que usar um churro como estímulo e recompensa.
O cachorro, que é muito apreciado pela vizinhança pela simpatia e educação, é inúmeras vezes visto empoleirado em muros tal qual gato, servindo-se deles como passadeiras para aumentar a sua concentração e equilíbrio, o que não deixa de espantar quem o vê pelo peso e envergadura.
Do seu treino diário fazem parte diversas escadas, que ele sobe e desce conforme orientação do seu dono, fazendo-as na frente quando sobe e atrás quando desce. E tudo isto porquê? Porque importa melhorar-lhe os aprumos dianteiros, robustecer-lhe a garupa e melhorar os seus ritmos vitais.
Graças a este tipo específico de treino, ele consegue subir e descer encostas e até escarpas bastante íngremes e de difícil acesso, servindo de âncora ou subsídio de tracção ao dono que o acompanha por toda a parte, porque importa que sejam um binómio de elevada qualidade face e multifacetado, simultaneamente próprio para defesa e para resgatar.
Esta preocupação com as abrangências do resgate, somadas à necessidade da boa forma física, obrigam-no a levar de vencida todos os obstáculos artificiais que encontra no seu quotidiano, independentemente da sua forma, dimensão e grau de dificuldade, desde que ao seu alcance.
E porque importa que a sua obediência seja inquestionável, porque doutro modo poderá acabar abatido sem apelo nem agravo, diariamente é convidado para uma variedade considerável de exercícios, que para além da obediência, ainda se prestam à sua descontracção e supercompensação, porquanto são do seu agrado e oferecem recompensa.
É impensável, tanto para os cães de guarda como para os de resgate e salvamento, desprezar o treino em túneis, quer estes se encontrem à superfície ou no subsolo. Como hoje o Slinky não tinha nenhum túnel por perto, acabámos por “fabricar” um com cinco cadeiras de esplanada, gentilmente oferecidas pela Cerveja Sagres. Como se pode ver na foto seguinte, o Rottweiler depressa aprendeu a fazer “abaixo” na perfeição.
Com uma carrinha de caixa aberta ao dispor, pensando na evasão do cão, na sua salvaguarda e uso, acabámos por convidá-lo a rastejar por debaixo dela, nomeadamente pela sua parte mais baixa, debaixo do depósito de combustível. Ao fim de dois ou três ensaios, o bom do Slinky acabou por fazer o exercício em liberdade e de modo célere.
Chama-se na língua francesa de “savateur” ao praticante de “savate”, uma luta francesa, do tipo kickboxing, oriunda do Séc. XVIII, que nasceu em alto mar e que acabou por desembarcar nas ruas de norte a sul de França. Se entendermos o treino canino como o melhor dos subsídios para a sobrevivência dos cães, então somos obrigados a considerar o Slinky como um savateur, porque todos os dias treina e luta nas ruas pelo seu bom-nome e sobrevivência.
Mais uma vez agradecemos ao seu dono e condutor o entusiasmo que dispensa ao treino e o carinho que lhe dedica. Se todos os donos dos Rottweilers do passado recente fossem tão responsáveis quanto ele, aqui e noutros lados, talvez esta excelente raça jamais viesse a ser indexada e estigmatizada como é hoje. Parabéns Tomás, não estás só!

Sem comentários:

Enviar um comentário