quinta-feira, 19 de outubro de 2017

GET-TO-BE-GOURMUTT: NOVO CONCEITO OU EXTRAVAGÂNCIA?

O Homem acordou tarde para os animais e está a fazê-lo da pior maneira com os cães, porque muitas espécies já foram extintas e o endeusamento canino a ninguém serve. Se tarde acordou para os animais, desconhece-se quando acordará para o seu semelhante e a julgar pelo que aí vai, suponho que nunca! Nunca a frase “quanto mais conheço as pessoas, mais gosto dos animais” foi alguma vez posta em prática como agora, ao ponto de se constituir como fundamento filosófico prà vida de muitos cinófilos, para quem os seus cães são tudo, de tal maneira que não se apercebem que são eles que lhes pertencem e não o contrário. E como este exagero parece não ter retrocesso, todos os dias são acrescentadas novas virtudes aos cães, mormente qualidades humanas, que sendo mais subjectivas que científicas fazem e trazem muita gente feliz.
Depois da Blitzkrieg empreendida pela indústria alimentar para animais a partir da década de 80, que pôs todos os cães a comer ração, eis-nos na era do Gourmutt, no regresso à comida confeccionada em casa ou em restaurantes da especialidade, não como a de outrora, resultante da austeridade e de parco valor nutricional, mas uma bem próxima do conceito de Gourmet,  mais elaborada, de maior qualidade e com elevado valor nutricional, bem próxima ou análoga das dietas consumidas por pessoas que cuidam da sua saúde mas que não dispensam a boa gastronomia, a multivariedade de pratos, de ingredientes e condimentos. E como a ideia pegou de estaca e bem, não faltam por essa Europa fora “Gourmutt Bakeries”, que despontando como cogumelos em cada quarteirão, funcionam como verdadeiros “Takeaways” para os animais de companhia, num conceito próximo das padarias que encontramos no Brasil, estabelecimentos que vendem de tudo um pouco.
Como não podia deixar de ser, também os livros de Culinária Gourmutt são muito procurados e os seus autores muito solicitados pelos jornais e revistas dedicados aos pets, assim como pelos canais radiofónicos e televisivos que reservam espaços na sua programação para os animais de companhia. Neste momento muitos cães e gatos estão a comer aquilo que 2/3 da população mundial não come e que dificilmente virá a comer, o que demonstra que a nossa obsessão pelos animais de companhia está a ficar fora de controlo. E tudo isto porquê? Porque as tendências de humanização dos animais de companhia não param de aumentar! E como um mal nunca vem só, o revendedor sueco IKEA aparece agora com uma nova e sofisticada gama de mobília para cães e gatos (já chegou a Portugal).
Nunca deixámos de distribuir comida fresca e de qualidade aos nossos cães e aos dos nossos alunos, pois nunca acreditámos que a ração fosse a melhor comida do mundo ou a mais indicada para os animais de serviço. Porém, jamais aconselharemos a adesão ao Conceito Gourmutt por entendê-lo como uma extravagância e resultar de pressupostos errados. Sabendo-se do que são capazes as paixões e que há gente a passar fome para ter o carro dos seus sonhos, não nos espantaria que amanhã alguém obrigasse os seus a passar fome para ter o seu cão de barriga cheia, pois já desde a Antiguidade que a melhor comida era destinada aos ídolos.

Sem comentários:

Enviar um comentário