quinta-feira, 5 de outubro de 2017

CELEBRAR A VIDA NO DIA DA REPÚBLICA

No dia em que se comemorou a República, cuja importância já poucos reconhecem, os novos republicanos não evocam e os monárquicos preferem falar do regicídio, nós fomos treinar cães, celebrar a vida com a morte à espreita e a distância incerta, tendo o mar à vista e o céu por testemunha.
A enfâse pedagógica recaiu sobre a ginástica cinotécnica e sobre alguns exercícios de endurance caninos ao alcance dos cães pelos comandos neles já instalados. Trabalhou-se no Espelho de Solo, introduziram-se os muros pela transposição de um com 150 cm de altura e procedeu-se à subida e descida de uma de uma escarpa pedregosa com 6 metros de altura e 50% de inclinação, onde os comandos de “à frente” e “atrás” foram solicitados aos animais por necessidade operacional. O binómio mais recente da Escola, constituído pela Bela e pelo Fox, apresentou algumas dificuldades e necessitou de alguma ajuda, não tanto pelos entraves da dona mas pelo pouco empenho do cachorro, cuja disponibilidade deixa muito a desejar mas que não conseguiu ofuscar o empenho da sua condutora.
Perante tal exercício o Bor e o Paulo Motrena estiveram como peixe dentro de água. E se por acaso o caldo entornasse seria por culpa do condutor, cuja vida excessivamente sedentária vem-lhe causando alguns entraves atléticos.
A Ginja do Nuno Falé está “abrir o livro” e tem uma cabeça de ouro, pormenores que muito têm facilitado a evolução técnica do binómio, que ainda carece de mais cumplicidade e de maior quadro experimental. Não obstante, na escarpa estiveram irrepreensíveis.
Na escarpa, o João e a Hope evidenciaram classe e empatia, um à vontade pouco visto e uma cumplicidade a todos os tipos louvável. Este binómio, que é dos mais recentes na Escola, tem-se constituído numa agradável surpresa. Quanto ao exercício propriamente dito, a Hope esteve muito mais à vontade que o seu condutor.
Seguiram-se os saltos verticais de 80 e 100 cm, onde o Fox não criou grandes dificuldades à dona na transposição, reclamando no entanto por alguma ajuda no momento da impulsão. Valeu a determinação da dona como se pode ver na foto seguinte.
Dê Deus pernas ao Paulo que cão não lhe falta prà ginástica! Como seria de esperar não seriam duas simples barreiras verticais que iriam comprometer o desempenho alegre e decidido do Bor, uma verdadeira inspiração para os seus colegas de classe.
Também bem depressa se percebeu que as barreiras verticais estariam perfeitamente ao alcance do binómio constituído pelo Nuno e pela Ginja, porque o condutor não hesita e a cadela tem um jogo de rins do outro mundo, mais-valia que irá possibilitar-lhe o alcance de índices atléticos superiores, como boa Rhein-Möselring que é!
A Hope é uma molosso alupinada que em termos biomecânicos sofre de alguma indecisão na hora na marcação dos saltos, apesar de ser extremamente obediente. Venceu sem dificuldades as barreiras propostas e já está a exigir do seu condutor maior disponibilidade física, porque a meio-gás não sabe como projectar-se: se à molosso ou à lupino. Ambos estiveram ali bem.
Com uma pista militar à disposição e que em breve dará origem a um hotel, não de 5 mas de 6 estrelas (é o que se diz por aí), prosseguimos com a transposição de 2 troncos: um sobre uma vala e outro elevado do solo a 1 metro de altura. Depois de algum trabalho, a Bela, que felizmente é muito competitiva, lá conseguiu levar a água ao seu moinho e fazer com que o Fox ultrapassasse sem maiores dificuldades o tronco por cima da vala, vitória que se deve em primeira instância à sua obstinação e teimosia.
O Bor nos troncos, outra coisa não seria de esperar, é um verdadeiro TGV, porque mal lhes toca já está de saída! Este cão já tinha experiência prévia naqueles mesmos obstáculos, detalhe que o revestiu de maior segurança na sua ultrapassagem. O Paulinho Jorge tem que arranjar maior poder de explosão para o cão que conduz, porque companheiros assim só se têm uma vez na vida.
Quanto à Ginja, a jogar debaixo de desvantagem em relação aos demais, por ser negra uniforme e a temperatura local estar acima dos 30º celsius, saiu dali com o tronco sobre a vala vencido, sendo depois obrigada a parar pela aceleração inusitada dos seus ritmos vitais. Quando ali voltar, vencerá sem maiores reticências o tronco em falta, disso temos a certeza!
Seguramente que em matéria de concentração o João poderá ir “até ao fim do mundo” com a Hope, porque a SRD é cuidadosa e tudo faz para agradar ao seu dono e condutor, mostrando-se naturalmente disponível para os desafios que são colocados a ambos . Obviamente que venceu os dois troncos como se houvesse nascido em cima deles.
Mesmo com o Tomás à pesca na Costa Vicentina e o Slinky resguardado à sombra do lar; com a Naná no restaurante e o Matisse no solário; com o Manuel Delgado a trabalhar e o Blaze no descanso; com a Carla a cuidar do Lourenço e a Maggie a dormitar; com a Isabel Palmela a consertar qualquer coisa torta ao seu cônjuge e o Sebastião a refinar o seu mau feitio, também com a dupla Sérgio/Ozzy em parte incerta, participaram nos trabalhos os seguintes binómios: Bela/Fox, João/Hope, Paulo/Bor e Nuno/Ginja, que contaram com a participação especial e inescusável da sempre bela Joana Palmela, que inesperadamente e em boa hora se prontificou como directora de fotografia.
As metas foram ultrapassadas e os objectivos alcançados. Para a história fica um rico dia de sol, coroado de novas experiências, de frutífera cumplicidade, rara felicidade e muita alegria. Daqui enviamos o nosso sincero obrigado a todos os participantes.
PS: APESAR DA SUA TENRA IDADE, 8 MESES, A JOANINHA GRAÇA PARTICIPOU TAMBÉM NOS NOSSOS TRABALHOS, TRAZENDO-NOS UM PUNHADO DE SORRISOS E UM SACO DE MÁ DISPOSIÇÃO, O QUE FELIZMENTE É MUITO RARO (ESTAVA COM FOME!). 

Sem comentários:

Enviar um comentário