sábado, 14 de outubro de 2017

O KATRINA MATOU MUITOS ANIMAIS MAS SALVARÁ AINDA MAIS

Nos Estados norte-americanos atingidos pelo Furacão Katrina 250.000 animais foram deixados para trás, uns porque os seus donos pensavam regressar em breve e outros porque socorristas e abrigos humanos não resgatavam nem abrigavam cães e gatos, o que levou muitas famílias a abandoná-los. Quase metade das pessoas que ficaram para trás e que se negaram a abandonar os seus animais pereceu ao seu lado. Este devastador desastre natural acabou por alterar o relacionamento das pessoas com os animais domésticos, levando a sociedade a reconhecer a importância dos animais para o bem-estar dos humanos e tudo fazer para salvá-los das catástrofes naturais.
Por causa disso, o Governo Federal Americano aprovou em 2006 a “Lei de Padrões de Transporte e Evacuação de Animais de Estimação”(PETS), que impulsionou agências de resgate para salvar animais de estimação e a partir daí mais de 30 Estados implementaram leis que prevêem a evacuação, o transporte e o abrigo temporário de animais domésticos e de serviço em caso de desastre, desde tornados até incêndios florestais.
Agora que saiu a público o relatório do incêndio de Pedrogão Grande, saber-se-á quantos animais domésticos ficaram para trás e morreram incinerados? Não sabemos se existe por cá uma lei igual à americana, mas se não há, está em falta e a sua entrada em vigor perca por ser tardia.

Sem comentários:

Enviar um comentário