quinta-feira, 9 de novembro de 2017

UM ROTTWEILER A DESVENDAR A CIDADE

Antes de mais nada importa esclarecer por que razão anda o Slinky com um “estrangulador-de-bicos” ao pescoço, porque apesar do Homem ter arranjado freio para toda a besta, nunca conseguiu arranjar um eficaz contra a má-língua. Se os nossos leitores virem com atenção as fotos que constam deste artigo, verão certamente que o estrangulador em causa se encontra com os bicos virados para fora. Virado para fora porquê? - perguntarão. Virado para fora para o proteger dos ataques de alguns cães adultos que deambulam pelas ruas soltos, que ao julgá-lo adulto poderão cair sobre ele sem qualquer piedade.
Na marcha diária que empreendemos com o Slinky sempre tiramos partido dos obstáculos artificiais colocados à nossa frente. Desta vez servimo-nos de um vulgar encosto circular de bicicletas como túnel, obstáculo que rapidamente foi executado em liberdade sem qualquer reparo.
A ênfase do dia recaiu sobre o comando de “AQUI”, condicionamento alcançado com recurso a uma trela extensível de 8m, primeiro exemplificado pelo adestrador e depois realizado pelo condutor do Rottweiler, tudo isto à sombra de um Mosteiro com alguma relevância histórica e a quem Mestre Diogo Boitaca não é alheio (nem tão pouco a ama de D. Manuel I).
Como se pôde ver na foto anterior, o cão acabou por executar o comando em liberdade, perfazendo as sete ordens que o compõem, a saber: “Quieto”, “Aqui”, “Roda”, “Junto”, “Alto”, “Senta” e “Deita”. Escusado será dizer que o fez em todas a direcções, a comprová-lo está a foto seguinte que testemunha também a alegria presente na execução e no semblante dos seus executores.
Não temos dúvida que o Slinky virá a ser um Rottweiler de igual valor aos que ensinámos no passado. E se porventura tivermos que virar o estrangulador de bicos será para o dono, para que aprenda as mais-valias da técnica, a ser paciente e menos impulsivo, porque assim como ele tem cão e que cão tem, também o animal irá precisar de um dono sempre pronto a ajudá-lo e que não se exceda, que o ame, respeite e compreenda, condições de que não poderá abrir mão por serem indispensáveis ao seu bem-estar.

Sem comentários:

Enviar um comentário