terça-feira, 7 de novembro de 2017

IDA AO PARQUE 2

O Slinky e a Maggie juntaram-se hoje mais uma vez para treinarem num convidativo jardim, aproveitando um dia de sol que rapidamente afastou o frio. Depois do treino do “quieto”, com imensas pessoas a passar e cães em correrias, o Rottweiler e a Bull Terrier, que em tudo fazem lembrar a dupla mítica “Bonnie and Clyde” que Hollywood imortalizou, por serem tão chegados e cúmplices, foram convidados para subir e descer umas escadas de cimento em caracol sensivelmente elevadas a 3 metros de altura.
Demos algum descanso à Maggie e optámos por ensinar ao Rottweiler obstáculos típicos dos “percursos de evasão”, começando pelo salto de uma cerca elevada a 110 cm do solo, primeiro à trela e depois em liberdade. Como o Rottweiler não pára de crescer em tamanho e qualidade, o seu condutor não lhe dá descanso e vota-nos à mesma sorte.
E como não há duas sem três e a cabeça do Tomás não pára, vimo-nos obrigados a introduzir o bom do Slinky às “verticais cruas”, capacitando-o a transpor também em liberdade uma com 100 cm de altura e dificultada pela irregularidade do solo ao seu redor, conforme é possível verificar-se na foto seguinte.
Aproveitamos um dos momentos de repouso e de supercompensação para reforço do comando de “quieto” à distância e carente de algum equilíbrio, convidando a Maggie para permanecer imóvel sobre um aparelho de musculação para humanos que se encontrava vacante.
Também os donos precisaram de descanso e descontracção, correndo de imediato atrás dos seus sonhos de criança, quando procurarem uns baloiços e neles se divertiram, revivendo traquinices, brincadeiras e deleites que o tempo ainda não apagou e que trazem boas memórias e felicidade (os “meninos” ficaram bem na fotografia e a Maggie não parece satisfeita).
Importava depois ensinar a Bull Terrier a escapulir-se por debaixo de viaturas automóveis visando a sua fuga e salvaguarda. O Rottweiler deu o exemplo e a Maggie desenvencilhou-se dum Land Rover Defender com a maior das limpezas e em alta velocidade.
Com o Slinky já aprovado e habilitado com distinção no instinto de presa, decidimos convidar a Bull Terrier para idêntico trabalho, convite a que a menina não se fez rogada e deu mostras do seu agrado, considerando a prontidão, persistência e ímpeto dos seus arranques.
A tarefa foi-nos facilitada pela qualidade da cadela, que é de origem estrangeira e não tem qualquer ascendência nacional, por saber ao que ia e por adorar carregar sem nunca se cansar sobre o Tomás Araújo, um amigo que ela não se importa de ter esporadicamente como inimigo.
No final, para a posteridade, que o tempo não volta para trás, o adestrador tirou uma foto com os seus dois instruendos caninos, alunos que adora, respeita e tudo faz para que sejam bem adaptados, felizes e longevos – uns companheiros de nomeada!
Terminou assim mais um dia de instrução matinal outonal, que aproveitámos superiormente para gáudio de cães e donos, binómios que agora germinam e que durarão uma dezena de anos no mínimo. Amanhã é outro dia e o seu Plano de Aula já começa a efervescer na cabeça do adestrador, enquanto condutores e cães retemperam as energias perdidas e descansam felizes perto uns dos outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário