segunda-feira, 20 de novembro de 2017

ELES TAMBÉM SABEM FAZER OLHINHOS!

Segundo uma nova pesquisa levava a cabo por cientistas do Centro de Cognição de Cães da Universidade de Portsmouth /UK, liderados pela Dr.ª Juliane Kaminski (na foto abaixo), já publicada na revista “Scientific Reports”, os cães produzem maior número de expressões faciais quando os humanos olham para eles, expressões que usam como resposta directa à atenção que as pessoas lhes dispensam, o que sugere que fazem uso das suas expressões faciais para comunicar e não apenas porque se encontram excitados, como exibições emocionais simples.
A Dr.ª Kaminski crê que a mudança acontecida nas expressões faciais dos cães seja um dos reflexos do processo de domesticação de que foram alvo. Os pesquisadores do presente estudo valeram-se de 24 cães de várias raças, com idades compreendidas entre os 12 meses e os 12 anos, sendo todos animais familiares (cães de companhia). 
As expressões faciais dos cães foram medidas pelo uso do “DogFACS”, um sistema de codificação da acção facial do cão, que é uma ferramenta científica de observação para identificar e codificar os movimentos faciais caninos, capturando os movimentos de todos os seus músculos, inclusive os menos visíveis e mais breves. Este sistema baseia-se na anatomia facial dos cães e foi adaptado do “FACS” original para seres humanos criado por Ekman e Friesen em 1978.
O levantamento da testa que faz com os olhos pareçam maiores, os chamados “olhos de cachorrinho”, foi a expressão mais recorrente e usada pelos cães estudados nesta pesquisa. Como esta expressão facial nos humanos é por norma associada à tristeza, as pessoas com maior empatia por cães, ao verem aqueles olhos maiores e mais infantis que lembram crianças, tornam-se particularmente sensíveis àqueles animais, havendo alguns que se valem disso sistematicamente.
Apesar deste estudo provar que os cães fazem mais expressões faciais quando algum humano os observa ou presta atenção, ainda falta saber se esse comportamento é uma evidência da compreensão da perspectiva do outro indivíduo e se eles compreendem verdadeiramente o seu estado mental, também se esse comportamento é inato ou uma resposta adquirida pela observação dos olhos de quem os observa.
Não obstante, já foi provado que os cães seguem o olhar do ser humano se este estabelecer primeiro contacto visual com eles, ficando de imediato a saber que aquele olhar é ou foi-lhes dirigido. Torna-se evidente que pelo condicionamento conseguem-se respostas caninas através dum simples menear de cabeça, se a voz acompanhar o gesto até este ser válido por si mesmo. Certo, certo, é que os inocentes cãezinhos chantageiam descaradamente os seus donos, porque têm vontade própria, não gostam de ser contrariados e valem-se da mímica para alcançarem o que pretendem. 30 000 anos é tempo mais do que suficiente para aprenderem a dar-nos a volta!

Sem comentários:

Enviar um comentário