terça-feira, 7 de novembro de 2017

THOMAS PANEK: UM HOMEM A QUEM NÃO ADIANTOU DIZER NÃO

Nas actuais sociedades cresce o número das pessoas que vivem para si mesmas, diminui o que vive para a família e o número dos que se dedicam aos outros é cada vez menor, não obstante Thomas Panek ser hoje uma esperança para muitos pela sua inconformação e gosto de viver. E quem é Thomas Panek? Thomas Panek é um invisual norte-americano com 47 anos de idade, que perdeu a visão ao 20 e que mesmo assim continuou a fazer corridas de estrada, preso a um voluntário por uma corda.
Cansado da falta de independência em relação aos seus orientadores humanos, este invisual, respondendo ao desafio de um amigo, decidiu experimentar e informar-se acerca da possibilidade de correr com o seu cão-guia, um labrador amarelo chamado Gus. Todos os conceituados treinadores de cães-guia que consultou disseram-lhe que estes cães são ensinados para manter os cegos em segurança e não para corridas de estrada, resposta que não o satisfez mas que não o fez desistir.
Panek acabou por se tornar Presidente e Director Executivo da “Panek acabou por se tornar Presidente e Director Executivo da “Guiding Eyes for the Blind”, uma escola sem fins lucrativos em Westchester County, NY, que treina cães-guia para valer a pessoas com perda de visão. No início de 2015, a escola introduziu o possível primeiro programa de treino mundial para cães-guia a ser executado pelos seus manipuladores, visando as corridas de estrada. Como era esperado, Panek e o seu Labrador Gus foram dos primeiros a serem preparados para isso.
Até este momento já foram formadas duas dúzias de cães-guia para corrida, animais que apesar de certificados para isso, ainda não tinham participado em qualquer corrida oficial. A honra coube ao Sr. Panek e ao seu Gus, que se estrearam no dia 29 do mês passado, na Poland Spring Marathon Kickoff, no Central Park em Nova Iorque.
A teimosia de Thomas Panek tornou possível o sonho de muitos invisuais correrem somente acompanhados pelos seus cães-guia, sonho que ao tornar-se realidade devolveu-lhes a liberdade com que há muito sonhavam. A formação de cães-guia para corrida acaba por ser um avanço tremendamente significativo para a formação dos cães-guia em geral e tudo graças ao inconformismo de um homem. Precisamos de mais gente assim, de indivíduos que ousem demonstrar que a prática do bem e o exercício da paz não são utopias.

Sem comentários:

Enviar um comentário