terça-feira, 14 de novembro de 2017

À DISTÂNCIA OU JUNTO DOS OUTROS COM O AÇAIME POSTO

Em matéria de processos no que à sociabilização canina diz respeito, temos assistido a dois erros crassos sustentados por adestradores pouco experimentados: uns forçam-na e outros esperam que ela aconteça, como se a tarefa em questão não tivesse regras ou dependesse de um milagre. Um determinado cavalheiro, quando respondia por uma escola canina, tinha por hábito separar os cães agressivos que lhe chegavam daqueles que estava a ensinar, remetendo os recém-chegados para lá da cerca da pista para que se “sociabilizassem” pela familiarização! É evidente que não alcançou grandes resultados disso, a não ser pôr os donos a olhar para o boneco e receber mensalidades por nada ter feito, já que alguns dias depois (por vezes a “obra” demorava mais de um mês ou dois) mandava entrar os cães arredados para junto dos outros, o que por norma resultava numa épica batalha circense!
E como não há duas sem três, dizem, conhecemos um com um grau de tolice mais elevado e que ainda por cá anda, adepto do “eles que se entendam”, que mandava e deve continuar a mandar soltar os cães “à molhada”, sociabilizados com não-sociabilizados, conhecidos com desconhecidos, não atentando para a idade, sexo, tamanho ou condição física dos cães ao seu encargo, o que resultava num verdadeiro martírio para os mais fracos e indefesos! 
O procedimento que sempre adoptámos para os cães agressivos que nos chegam, considerando que a separação só atrasa o seu processo de sociabilização, que esta é obra humana e que a familiarização que a sustenta não acontece à distância, sempre foi o de incorporá-los imediatamente nas classes com o açaime posto. 
Com a habituação aos companheiros de classe e com os indispensáveis reparos dos donos, rapidamente estes cães se sociabilizam sem quaisquer riscos para si e para os outros. Assim procedemos, temos procedido e continuaremos a proceder (os resultados falam por si!).   

Sem comentários:

Enviar um comentário