quarta-feira, 8 de novembro de 2017

O CÃO SÓ MUDA SE O DONO MUDAR

O mundo canino anda farto de verdades e mentiras. Não é absolutamente verdade que os cães só são maus por culpa dos donos, por terem-nos treinado para isso ou infligido maus-tratos. Por maiores que sejam os nossos cuidados, por via natural, sempre nos nascerão cachorros melhor ou pior comportados, já que o cão ainda não desistiu de ser predador. 
Contudo, perante a incapacidade canina de se transformar, só os donos conseguirão alterar o comportamento dos cães, o que nos leva a afirmar que o cão só muda se o dono mudar, mudança que nem para os homens é fácil, ainda que muitos a desejem e vejam tardar. Assim, a esmagadora maioria dos cães maus é-o pelo desleixe, omissão e descontrolo dos seus donos, o que nos leva a outra consideração: cara de um, focinho do outro! 
Quantos cães já morderam em alguém depois dos seus donos terem garantido que jamais o fariam? Verdade, verdade, é que nem todos nascemos para ter cães e muito menos dominantes e agressivos. E quando se avança contranatura, a navalha do capador vira tábua de salvação!

Sem comentários:

Enviar um comentário