terça-feira, 7 de novembro de 2017

UM GEL MILAGROSO

Ainda que nenhum adestrador o deseje, raro é aquele que já nunca apanhou pela frente um ou mais cães com pavor a disparos e a fortes explosões (trovoadas e fogos de artifício). Como também não escapámos à regra, editámos dois textos (um até recentemente) onde adiantámos as soluções que entre nós alcançaram maior sucesso no combate ao problema, respectivamente: “CADERNO DE ENSINO: XXIX. TIRAR O MEDO AOS TIROS OU PREPARAR O CÃO PARA OS DISPAROS?”, editado em 23/09/2010 e “INVERNO, TROVOADAS E DAZERS”, editado em 22/10/2017. Contudo, as soluções que indicámos não são nada práticas para proprietários caninos sem tempo e paciência.
Como o problema não se remete exclusivamente aos cães portugueses ou residentes no território nacional, para os donos de “pavio curto” de toda a parte, a “Orion Pharma”, um fabricante de medicamentos do Bangladesh, parece ter encontrado a solução indicada: um gel de cloridrato de dexmedetomidina para aplicar na mucosa oral dos cães, um ansiolítico que nos chegou com o nome de “Sileo”, através do laboratório farmacêutico norte-americano “Zoetis”, que o produz debaixo de licença.
O estudo por detrás deste medicamento, que foi primeiro testado em 182 cães no Ano Novo de 2012 (debaixo de fogo de artifício) e que mostrou grande eficácia no controlo da ansiedade canina e dos seus reflexos (gemidos, latidos, uivos, tremores, aceleração dos ritmos vitais, micção e defecação inapropriadas, etc.), veio a ser publicado em 2016 na revista “Veterinary Record”, acabando por ganhar este ano o Prémio de Impacto atribuído pela “British Veterinary Association” (BVA), galardão atribuído às pesquisas de alta qualidade que contribuem para melhorar o bem-estar dos animais e dos seus proprietários.
É evidente que o medicamento só deverá ser vendido por prescrição dos veterinários, porque se trata de um ansiolítico e só eles saberão indicar a dosagem certa para cada cão. Nós continuaremos a optar pela adaptação dos cães às explosões sempre que nos seja possível e tivermos donos apostados em fazê-lo, o que não impede que saudemos a chegada desta droga pelos benefícios que oferece ao bem-estar dos animais. 

Sem comentários:

Enviar um comentário