sexta-feira, 17 de novembro de 2017

ONE MORE !

Um Pastor Belga Malinois chamado “Mali”, pertencente às forças especiais britânicas a operar no Afeganistão recebeu a “Medalha Dickin”, condecoração animal equivalente à “Victoria Cross” que é atribuída aos humanos, pelo que será o 69º animal militar a recebê-la, sucedendo a 32 pombos, 31 cachorros, 4 cavalos e um 1 gato.
O Mali foi treinado com cão de ataque e também como detector de explosivos, trabalhando na ocasião com o “Special Boat Service” em Kabul, numa operação de varrimento típica de guerrilha urbana. Segundo o testemunho dos soldados que participaram naquele assalto, o cão evitou que tomassem um caminho armadilhado que tiraria a vida a todos, sendo considerado por estes um verdadeiro anjo da guarda.
Não obstante, apesar de só se ter dado por isso no fim das hostilidades, o Malinois acabou gravemente ferido e teve que ser evacuado às costas dum soldado, apresentando feridas em várias partes do corpo. Hoje arredado do serviço activo, encontra-se destacado no Corpo Veterinário do Exército Real (RAVC), onde presta serviço como cão de treino (desmame de maçaricos).
Orgulhar-se-á este cão de tão alta condecoração? Os seus filhos, caso os tenha, sentir-se-ão honrados? Olhará para as suas feridas e sentir-se-á um herói? Não teria ido enganado para aquele conflito? O que de melhor deveriam ter feito ao pobre coitado? Obviamente terem-no livrado daquela maldita guerra! E depois, se um cão é um “Anjo da Guarda” por salvar vidas, que tipo de anjos serão aqueles que põem as dos outros em risco? Nesta história do “Mali” quem tem razões para estar grato são aqueles que salvou, que assim puderam retornar a casa e abraçar demoradamente os seus. 

Sem comentários:

Enviar um comentário