sábado, 11 de novembro de 2017

FOWARD AND LEGS UP!

Hoje trabalhámos segundo o espírito que sempre nos animou e que ainda não nos abandonou, decididos no abraçar das metas para alcançar os objectivos propostos. Todos os binómios presentes foram convidados para a subida de uma escarpa em bloco, inclinação que usámos como predisposição e aquecimento para homens e cães, porque necessitávamos de um autêntico trabalho de equipa. E para que isso acontecesse, tivemos que treinar isoladamente o João Pedro atendendo à dureza das tarefas, não obstante estar a frequentar em regime de internato uma instituição militar de ensino.
Também a Maggie (Bull Terrier) carecia de ser introduzida à subida e descida de rampas para poder acompanhar os demais, tarefa que venceu sem maiores dificuldades ainda que a princípio se mostrasse resistente e pouco motivada.
Pronto para o que desse e viesse esteve o Tomás Araújo, a quem coube a honra de vestir a pele de invasor, de ladrão e de agressor, papéis que desempenhou com denotada galhardia e sem lhe sobrar qualquer dano. A objectiva da camera comprova o que acabámos de dizer.
Não é fácil pôr um Rottweiler a subir uma escarpa quase na vertical, porque os aprumos rectos deste molosso não facilitam a subida pretendida. Todavia, com o esforço do seu dono e posteriormente motivado pela perseguição, o Slinky mostrou mais uma vez estar à altura dos acontecimentos.
A SRD Hope mostrou a princípio pouca determinação nas perseguições, dificuldade que veio a ser superada pela sua partida em simultâneo com a cobaia, estratégia que resultou em pleno e que a fez compreender o que dela se esperava.
Nesta fase de desenvolvimento dos cachorros, a Maggie é a que se apresenta mais decidida e veloz, atingindo nas perseguições velocidades instantâneas superiores aos 50 quilómetros horários, sendo muito difícil escapar-lhe a menos de 30 metros de distância.
O CPA Bor desenvencilha-se melhor sozinho do que atrapalhado pelo seu condutor, porque é um atleta de nomeada e mostra sempre uma disponibilidade física muito acima da média, particularmente na subida de paliçadas e muros. Persegue bem e está a compreender que pode usar os dentes para outras acções para além de comer.
Como o aproveitamento canino nas perseguições foi excelente, passámos para a pista militar que nos tem servido de apoio, onde introduzimos a Maggie e o João Pedro na passagem do tronco sobre uma vala, objectivo que conseguimos com a colaboração do Tomás Araújo.
Com a Bull Terrier já confiante, passámo-la para as mãos da Carla, sua condutora habitual e nada acostumada a estas andanças da endurance, estranheza que a remeteu em parte para a tarefa de fotógrafo-de-dia, função que lhe parece inata.
Vencida mais esta etapa, importava iniciar os cães na defesa pessoal e fazer com que defendessem os seus donos, objectivo que todos os cães presentes alcançaram de modo excelente. O Bor destacou-se neste trabalho e o agressor de serviço também (Tomás Araújo) desferindo golpes inferiores e superiores a uma velocidade estonteante.
Apostado na defesa do seu dono, não hesitou em abrir a boca para cessar as acções do agressor, figurante que mostrou estar à altura das situações pela inexistência de lesões graves. Porém, doravante, estes ataques serão canalizados para protecções e material próprio, considerando que, apesar da sorte proteger os audazes, ela não dura sempre.
Muito mais rija que o Bor e mais decidida, a Maggie deu mostras do amor que tem pela Carla e pela relação amor-ódio que nutre pelo Tomás, ao obrigar o último a dar um pontapé na atmosfera para defender os testículos. Como na altura não tínhamos qualquer manga de ataque para o efeito, vimo-nos obrigados a improvisar uma como escudo a partir duma sweatshirt.
A foto seguinte mostra a Maggie num ataque suspenso à procura de encher a boca. Valeu ao agressor ter os reflexos rápidos e haver tirado a mão esquerda a tempo, porque doutro modo teríamos sido confrontados com outras complicações.
A aplicação ao treino dos condutores enche-nos de orgulho e dá por bem empregue o tempo que lhes temos dispensado, porque cerraram fileiras e foram de uma abnegação inexcedível, demonstrando em simultâneo uma entrega ao trabalho e uma disponibilidade anímica pouco vistas.
Participaram nos trabalhos os seguintes binómios: Carla/Maggie, João Graça/Hope, João/Pedro/Maggie, Paulo/Bor e Tomás/Slinky. Para a semana teremos novas aventuras e desafios, momentos carregados de adrenalina para mais tarde recordar e dizermos: eu estive lá! 

Sem comentários:

Enviar um comentário