quinta-feira, 30 de novembro de 2017

SIM. QUANDO CHOVE TAMBÉM TEMOS QUE IR COM ELES À RUA!

Tempos houve em que privei com um adestrador que não deixava de ter razão naquilo que dizia, mas que era rude e brutal nos métodos que escolhia. Certa vez, depois de chuva intensa e quando conduzia à trela um cão, aparentemente sem razão, o animal desviava-se das poças espalhadas pelo chão desequilibrando quem o conduzia. Chocado com os escrúpulos do cão, o velho adestrador levantou-o do chão e pespegou-o dento duma poça dizendo: “primeira lição, onde eu meto as patas, metes tu as tuas”, ignorando que o animal havia sido acostumado a desviar-se das poças para não salpicar os donos.
Quando mal caem umas gotas de chuva, que infelizmente têm sido tão poucas, logo alguns dos nossos alunos perguntam se há aulas ou não, havendo também outros que se calam bem calados e que não aparecem e outros ainda que “inesperadamente” têm algo a resolver no horário das aulas. Para os que perguntam, a resposta é sempre a mesma: Sim, porque quando chove também temos que ir à rua com os cães, já que doutro modo acabarão a urinar e a defecar contrariados dentro de casa. A esta razão acresce a necessidade da obediência canina não se limitar apenas a circunstâncias climatéricas favoráveis.
E depois, nos anos bem-aproveitados que levamos a ensinar cães, sempre sentimos maior resistência à chuva por parte dos donos, apesar dos bons cães de utilidade serem forjados nas circunstâncias mais difíceis, quando importa acompanhar, guarda, socorrer, resgatar e salvar.

Sem comentários:

Enviar um comentário