terça-feira, 9 de novembro de 2021

AS 9 RAÇAS CANINAS MAIS SUJEITAS A ALERGIAS

 

Na sua edição de Sábado, dia 06 de novembro de 2021, o jornal britânico STAFFORDSHIRE-ALIVE publicou um artigo sob o título “THE NINE BREEDS OF DOG MOST LIKELY TO SUFFER FROM ALLERGIES”, onde adiantou quais as nove raças caninas mais sujeitas a alergias no Reino Unido. No Top 9 dos cães mais alérgicos encontramos em primeiro lugar o BOXER, porque é normalmente alérgico à presença de trigo nas suas dietas, apresentando também erupções cutâneas devido ao contacto com grande número de ervas daninhas, plantas e árvores, pelo que exige especial cuidado quando se encontra num jardim ou sai para o campo.

Em segundo lugar surge o BICHON FRISÉ, um cão alérgico à picada das pulgas, que pode apresentar também algumas alergias alimentares. O GRIFFON DE BRUXELAS ocupa o terceiro lugar, porque é muito propenso a alergias cutâneas, nomeadamente nas orelhas, patas, na barriga e nas dobras. Para que possa receber um tratamento rápido e não piore, há que estar atento. O valente BULL TERRIER, no quarto lugar dos cães mais alérgicos, é normalmente acometido de uma alergia cutânea denominada por “dermatite atópica” que causa muita comichão e que costuma resultar do uso de detergentes e outros produtos químicos.

O quinto lugar é ocupado pelo COCKER SPANIEL cuja comichão nas orelhas e nas patas são os sintomas mais comuns de alergia, problemas geralmente causados pela ingestão de alimento errado e pela inalação de alergénios como pólen e areia. Uma vez descoberta a causa do problema, elimine-o da dieta e a comichão rapidamente desaparece. O cão da nossa eleição, o CÃO DE PASTOR ALEMÃO, aparece na sexta posição, porque é muito propenso a alergias alimentares (carne de vaca, frango, milho, soja, lacticínios e trigo). Também há que descobrir neste cão a causa das suas alergias. Uma vez identificada e suprimida das dietas do animal, tudo voltará à normalidade.

No sétimo lugar temos o GOLDEN RETRIEVER, animal propenso a sofrer de um série de alergias, inclusive a dermatite atópica. Os sintomas alérgicos passam por comichão, mordidelas, lambidelas e fricção. E quando assim é, há que levá-lo o mais rápido possível ao veterinário. O que é verdade em matéria de alergias para o Golden Retriever é-o também para o LABRADOR RETRIEVER, no oitavo lugar a lista, que junta à dermatite atópica um conjunto de alergias alimentares relativas ao consumo de soja, ovos, carne de vaca, milho, peixe e frango. Na cauda da cadela, no nono lugar, é-nos indicado o BICHON MALTÊS, que se coça em demasia quando é alérgico ao tecido da cama ou ao plástico das tigelas da água e da comida. As reacções alérgicas podem causar-lhe falta de ar ou infecções oculares.

Penso que o jornal britânico atrás citado prestou um excelente serviço aos seus leitores, particularmente àqueles que pretendem adquirir um cão e que não fazem a mínima ideia dos problemas que poderão enfrentar. Estas informações completares são de suma importância para quem quer fazer uma escolha responsável e adquirir um cão a pensar no seu bem-estar, saudável e feliz.

Sem comentários:

Enviar um comentário