quarta-feira, 17 de novembro de 2021

ESTOIROU A GUERRA NAS PENTLAND HILLS

 

Agora que o interminável conflito de NAGORNO-KARABAKH se reacendeu, opondo azeris a arménios, com a EU a apelar ao fim das hostilidades, outra guerra estoirou, bastante mais pequena, nas PENTLAND HILLS, conjunto de colinas e parque regional a sudoeste de EDINBURGH, capital da Escócia, opondo os ovinicultores e os criadores de alpacas aos proprietários citadinos de cães. E a tensão é tal que os DOG WALKERS de Edinburgh foram avisados de que os seus cães poderiam ser abatidos naquelas colinas, depois que várias ovelhas foram atacadas. Diante do problema, a direcção do parque regional emitiu um aviso para os proprietários caninos circularem com os seus cães bem seguros  junto das fazendas deste gado.

Debruçando-se sobre o problema, o parque afirmou que no último mês aconteceram 8 ataques caninos sobre animais de criação. E como se isso não bastasse, 24 incidentes deste género já foram relatados este ano, um “recorde deprimente” no dizer dos guardas. Devido ao impacto negativo causado sobre os fazendeiros locais, estes postaram um comunicado onde alertavam os donos dos cães para a possibilidade do abate dos seus fiéis amigos, caso venham a ser apanhados a perseguir ou a atacar ovelhas, adiantando ainda que “Nenhum fazendeiro quer atirar num cão, mas que o farão para proteger o seu gado, e que isso se vai aplicar durante o ano inteiro e não apenas na época do parto.”

Como o problema remonta há anos atrás e o abate do gado não cessou, a lei acaba de mudar. Agora quem permitir que o seu cão persiga ou ataque ovelhas e outros animais, incluindo alpacas, pode ser multado até 40.000 £ (47.650€) ou sofrer uma pena de prisão até 12 meses, o que na prática obriga os donos dos cães a circular com eles à trela nas fazendas de criação, no sentido de salvaguardar o bem-estar e a vida do gado. Muitos turistas escoceses empreendem caminhadas pelas idílicas paisagens das Pentland Hills, principalmente ao fim-de-semana, por não serem muito altas (579 m) e estarem apenas a 20 minutos de Edinburgh, levando consigo os seus cães, que doravante deverão ir presos para não sofrerem algum percalço desagradável.

Sem comentários:

Enviar um comentário