terça-feira, 13 de março de 2018

CRUFTS 2018 TERMINA EM BRONCA

Expliquemos sucintamente o que é Crufts para quem não sabe o que é. O Crufts é só a maior competição canina mundial, organizada pelo Kennel Club inglês, que se realiza anualmente no princípio do mês de Março no National Exhibition Centre (NEC) em Birmingham, cidade inglesa que é a segunda maior cidade do Reino Unido.
Os concorrentes aos diferentes concursos vêem de todo o mundo e vencer no Crufts para quem participa é atingir os píncaros da glória e um prestígio raramente visto. O evento principal desta competição é o show de conformação, um concurso de beleza canina muito concorrido que tem o seu ponto mais alto no concurso “Best in Show”.
O Crufts é também, porque precisa de patrocinadores, uma feira de bens e serviços destinados aos cães e às competições de agility, obediência, flyball, etc.
A realização deste reputado festival canino tem vindo a ser acompanhada de muita contestação por conta da excessiva endogamia que agrava cada vez mais a saúde e o bem-estar dos cães com pedigree, a quem a eugenia praticada não é alheia. Quem mais tem contribuído para a denúncia do problema têm sido os vários canais televisivos, com especial destaque para a BBC.
Desta vez, por ocasião da entrega dos prémios do “Best in Show”, momento mais alto do concurso, um casal invadiu aquele recinto com cartazes contra a realização do certame e contra a eugenia praticada naqueles cães, indivíduos da PETA (People for the Ethical Treatment of Animals), uma organização extremista norte-americana que se diz defensora dos direitos animais, mas cujo objecto não é bem esse.
Os activistas foram rapidamente manietados no chão pelos seguranças e afastados daquele ringue, enquanto concorrentes vencedores se esgueiravam por onde podiam com os cães ao colo ou a reboque, um péssimo final para quem assistiu e participou neste grande evento, que de alguma forma ficou com a festa estragada.
Quanto às campanhas de rua da Peta, cada uma mais original do que a outra, deixamos aqui uma foto bastante elucidativa de que não olha a meios para atingir os seus objectivos.
No próximo ano, nus ou vestidos, os activistas da Peta dificilmente conseguirão entrar no Crufts (promessa dos seguranças do NEC), o que não impedirá que os outros se manifestem contra os abusos que estamos a cometer sobre a maioria das raças caninas, denúncia que importa não calar. 

Sem comentários:

Enviar um comentário