sábado, 19 de agosto de 2023

O ROTTWEILER CONTINUA A VENDER, A AMEDRONTAR E A FAZER VÍTIMAS

 

Quem tem acompanhado a minha carreira na canicultura e no adestramento sabe que eu sou um apaixonado pelo Cão de Pastor Alemão, nas suas variedades dominantes e recessivas, mas também sabe que o melhor cão que tive e que mereceu maior destaque foi um Rottweiler, raça indexada a lista dos cães perigosos mais por razões políticas do que por outras quaisquer. A perseguição a este fiel e equilibrado molosso alemão foi tal, que de um momento para o outro parece ter sido extinto. No entanto, quando se ouve falar em “Rottweiler”, muitos querem saber do que se trata, outros temem o pior e lamentavelmente alguns cães são abatidos, como aconteceu ontem de manhã na cidade inglesa de Bognor Regis, em West Sussex.

Um porta-voz da Polícia de Sussex anunciou ontem: “Um homem de 70 anos está a receber tratamento hospitalar devido a ferimentos graves após um incidente em Lewes Close, Bognor Regis, por volta das 9h50 desta manhã. A polícia respondeu a vários relatos acerca de um homem a ser atacado na rua por dois cães, que se acredita serem Rottweilers. "Devido à ameaça contínua - e para protecção da vítima e da comunidade em geral - oficiais especializados em armas de fogo foram rapidamente enviados para o local e receberam ordens para controlar os cães com segurança. Podemos confirmar que as armas de fogo foram disparadas e os dois cães foram mortos. Os seus donos foram localizados e as nossas investigações estão a decorrer neste momento."

A superintendente-chefe e Comandante de Divisão de West Sussex Alex Geldart (na foto seguinte) disse: “Reconhecemos a natureza angustiante deste incidente e gostaríamos de assegurar à comunidade que não há mais nenhum risco que lhe esteja associado. A família da vítima está a receber o apoio de funcionários especializados. Esta é uma investigação em curso e vários inquirições estão em andamento para estabelecer as circunstâncias exactas do que aconteceu. Estamos cientes de que isto aconteceu numa área residencial e pedimos a qualquer pessoa com informações – incluindo imagens de telemóvel ou CCTV que nos contacte (…).

E assim lá foram mais dois cães para o bebeléu, alcunhados de Rottweilers e por isso mesmo perigosos, sem ninguém alvitrar outra solução ou se preocupar com o seu destino. Qualquer cão pode ser reeducado, apesar de haver pouca gente disposta a isso e muito menos quem queira pagar o seu processo pedagógico. Não poderiam aqueles cães ser confiscados aos donos, esterilizados e posteriormente dados para adopção? Em West Sussex a polícia deverá ter uma carreira de tiro, pelo que não precisará de andar a alvejar cães no meio da rua! Estamos perante um crime horrendo proveniente do excesso de zelo! 

Sem comentários:

Enviar um comentário