quinta-feira, 18 de agosto de 2022

INFECÇÃO DE MONKEYPOX DE HUMANOS PARA CÃO

 

Um caso de VARÍOLA DOS MACACOS foi diagnosticado num cão em Paris, cujos donos já haviam contraído a doença. Os sintomas do vírus apareceram no animal 12 dias depois de se terem manifestado nos seus donos, segundo detalhou um estudo publicado na quarta-feira, dia 10 e agosto de 2022, na revista científica “THE LANCET”, sendo esta a primeira detecção da patologia num cão.

Os dois homens parisienses, de 44 e 47 anos, notaram pela primeira vez as pústulas nos seus corpos na sexta-feira, dia 10 de junho do corrente ano, altura em que foram consultar um médico no hospital parisiense Pitié-Salpêtrière, onde foram testados. Os resultados mostraram que eles se encontravam infectados com o “MONKEYPOX”, vulgarmente conhecido como varíola dos macacos.

O seu cão, um macho de GALGO ITALIANO com 4 anos de idade, encontrava-se bem de saúde, mas desenvolveu posteriormente lesões na pele, mais precisamente no abdómen e do ânus, conforme relata o estudo do caso. Depois de testado, verificou-se que o lebrel havia também sido infectado com o mesmo vírus. Os seus donos explicaram que costumavam dormir com o animal, segundo disseram os autores do presente estudo. Até aqui, os únicos casos de varíola dos macacos em animais só haviam sido detectados na natureza ou em primatas confinados que tinham estado em contacto com outros animais infectados. Perante o que foi solicitado pela ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (OMS) em Genebra, no dia 18 do corrente mês, que pediu às pessoas infectadas com a varíola dos macacos para se afastarem dos seus animais de estimação no intuito de evitar uma possível transmissão do vírus, por prevenção, aconselhamos temporariamente os nossos alunos a não acariciarem os cães alheios e a não consentir que outros façam o mesmo aos seus cães.

Sem comentários:

Enviar um comentário