sábado, 23 de maio de 2020

PARA ESCAPAR, DEFENDER, SALVAR E CONTRA-ATACAR

Não tanto pela raça, mas porque tem características para isso, realizámos ontem com a CPA Nala alguns “Percursos de Evasão” em ambiente urbano e perspectivando a futura condução nuclear. “Percursos de Evasão”, como o próprio nome indica, são em primeira instância percursos e manobras que preparam o cão para a evasão após ser capturado, roubado ou enclausurado em diferentes ecossistemas e ambientes. Cortar corda; escalar muros; escavar; evoluir em plataformas oscilantes e estreitas; nadar; ocultar-se; rastejar; submergir e ultrapassar túneis, são algumas das acções inerentes à prática dos “Percursos de Evasão”.
A ocultação de um cão, que melhora com o tempo e o treino, é uma obrigação do dono antevendo a protecção do animal, que há medida que vai vencendo medos e obstáculos irá camuflar-se cada vez melhor, ao ponto de tudo ver e não ser visto. Na foto seguinte vemos a CPA Nala rodeada de flores silvestres, se o nosso objectivo fosse ocultá-la ali, ao invés de a mandar-mos sentar, tê-la-íamos mandado deitar.
Passagens estreitas e elevadas são currículo obrigatório de todo e qualquer cão de utilidade, independentemente da especificidade do seu serviço, sendo inclusive usadas como obstáculos de selecção para várias especialidades (pré-requisito).
No final dos trabalhos encontrámos duas moças simpáticas que aceitaram colaborar na sociabilização dos nossos cães que, quando inquiridas acerca da sua profissão, responderam ser professoras de Feng Shui. O CPA Paco ainda não abrange qual corrente de pensamento oriental, mas agradou-se de sobremaneira da menina que interagiu com ele.
A cachorra CPA Nala, a quem coube a menina mais carinhosa e maternal, não se agradou muito da companhia e resistiu à troca de condutores a que se viu sujeita. Pouco a pouco, devido à entrega e paciência daquela jovem, a cachorra acalmou-se e deixou de temer quem a acariciava.
Assim foi o nosso trabalho de ontem e nele participaram os binómios João/Paco, Paulo/Bohr e Pedro/Nala. O tempo esteve de feição, o trabalho rendeu e o Paulo Jorge tirou as fotos. 

Sem comentários:

Enviar um comentário