terça-feira, 5 de maio de 2020

DISSERTORI NÃO SABIA, MAS VOCÊ VAI FICAR A SABER!

Lá para os lados de Appiano (Appiano sulla Strada del Vino), vila italiana ao sul do Tirol, um ovinicultor chamado Heinrich Dissertori, proprietário de 5 ovelhas, depois de ter levantado uma cerca eléctrica com 1,1 m de altura para as proteger, deparou-se com uma morta na passada quarta-feira, ao que tudo indica chacinada por um lobo. O homem está inconsolável e os outros pastores dizem que ele deveria ter levantado a cerca a 1,4 m.
Estarão os outros pastores certos? Que a cerca deveria ser mais alta, sim, mas não elevada apenas a 1 metro e meio. Qualquer cão saudável a partir dos 55 cm de altura é capaz de ultrapassar naturalmente (sem condicionamento prévio) um muro ou escalar uma cerca até 1,8 m, pelo que qualquer cerca ou muro deverão ter pelo menos 2 metros de altura. Como os lobos são por várias razões mais ágeis do que os cães, têm uma morfologia atlética e medem cerca de 70 cm, com mais facilidade pularão cercas colocadas à sua frente. 
Para se calcular que muro um cão médio é capaz de ultrapassar, soma-se àquilo que ele salta na vertical duas vezes a média entre eixos, que é a distância entre os seus anteriores e posteriores. Se um cão salta na vertical 60 cm, somam-se lhe mais 120 do dobro da distância média entre eixos, o que dá 180cm; se saltar 80 cm galgará facilmente um muro de 200 cm; se saltar 100cm, galgará 220 cm e se saltar 120 na vertical, ultrapassará em segurança um muro de 240 cm. Sempre será mais fácil para lobos e cães galgar muros do que escalar cercas porque as últimas não permitem o duplo salto por ausência de apoio.

Sem comentários:

Enviar um comentário