quinta-feira, 6 de setembro de 2018

CHAMAM-LHES BAUWATCH

Na idílica praia siciliana de MONDELLO em PALERMO, rodeada pelos MONTES PELEGRINO e GALLO (o primeiro foi considerado como o mais belo promontório do mundo por Johann Wolfgang von GOETHE1), outrora um pântano e hoje uma das mais excelentes praias italianas, frequentada por aristocratas e burgueses transalpinos e internacionais, uma novidade salta à vista: os CÃES DE RESGATE ou “BAUWATCH”, numa alusão à conhecida série televisiva norte-americana “BAYWATCH”.
Estes cães, que são propriedade dos nadadores-salvadores, ajudam-nos no resgate dos banhistas em aflição. As raças que ali assinalam maior presença são o Retriever do Labrador e o Golden Retriever, apesar de os haver de outras raças e até alguns sem raça nenhuma.
Equipados a rigor, com os olhos postos no mar e a aguardar ordens, estes devotados cães têm sido ali a sensação do momento e já efectuaram vários resgates com sucesso. Por vezes são convidados para a brincadeira pelas crianças, mas quando é preciso não demoram em fazer-se presentes.
Ao vê-los, os banhistas sentem-se mais seguros e os seus líderes mais confiantes. Esta actividade é do agrado dos cães e não lhes foi imposta, muito embora o seu treino não possa ser esquecido, porque importa que os animais ganhem confiança no que fazem e cumplicidade com quem trabalham.
Pelos vistos, Palermo está muito para além da “Cosa Nostra”, encontrando-se hoje bem apetrechada para valer, em caso de necessidade, a todos os que visitam as suas praias. Viremos a ter canitos destes nas nossas praias? Penso que para já não, porque são ainda poucos os que entre nós se dedicam ao salvamento na água, apesar de estarmos rodeados por mar de Norte a Sul e de termos dois arquipélagos, o dos Açores e da Madeira.
1 Autor e estadista alemão do Sacro Império Romano-Germânico que também fez incursões no campo da ciência natural. Como escritor, Goethe foi uma das mais destacadas figuras da literatura alemã e do romantismo europeu no final do século XVIII e início do seguinte. Juntamente com Friedrich Schiller, foi um dos líderes do movimento literário romântico alemão “Sturm und Drang. Goethe e também Nietzsche influenciaram grandes vultos da nossa literatura, desde Garrett a Pessoa, de tal modo que o “Pai do Teatro Português” foi buscar o prólogo do “Fausto” para as “Viagens na Minha Terra”.

Sem comentários:

Enviar um comentário