quarta-feira, 19 de setembro de 2018

AMERICA FIRST!

Vamos lá falar de RABBIT HASH, uma comunidade sem personalidade jurídica com 315 habitantes, cujo lugar de recenseamento acontece no Condado de Boone, no Estado do Kentucky/USA. Rabbit Hash encontra-se inscrito no Registo Nacional de Lugares Históricos e é famoso por 3 coisas: pelo nome da povoação, por eleger cães para “Mayors” (presidentes da câmara/prefeitos) e pelo seu histórico armazém geral, cuja construção remonta 1831, foi incendiado e que hoje se encontra restaurado (foto abaixo).
No passado dia 10 deste mês, depois de 8 anos a servir Rabbit Hash como MAYOR, morreu LUCY LOU, uma Border Collie de 12 anos de idade, que foi a primeira fêmea a ocupar o cargo. O slogan da sua campanha eleitoral foi “ THE BITCH YOU CAN COUNT ON” (a cadela com quem pode contar). Em 2016 Lucy deixou o cargo de Mayor e BRYNNETH PAWLTRO, um Pitbull, veio a suceder-lhe.
A Sociedade Histórica de Rabbit Hash realiza periodicamente eleições para prefeito para angariar fundos para vários projetos comunitários. Os votos custam 1 dólar cada e todos podem votar quantas vezes quiserem. Em 2008, Lucy Lou venceu as eleições contra 10 cães, um gato, uma doninha e um burro de acordo com os resultados divulgados pela sociedade histórica.
Como as “aspirações políticas” da cadela não terminaram com o alcance da presidência daquele lugar, em 2016 “propôs-se” à presidência dos Estados Unidos, auxiliada pelo seu gerente de campanha e proprietária, o Srª. BOBBI KAYSER, que a esse respeito disse ao Huffington Post: “ Todos os candidatos à presidência são cães. Porque não há-de concorrer um verdadeiro?”
A mesma Kaiser (na foto seguinte com a cadela), postou no Facebook uma homenagem comovente à Border Collie por ocasião do seu falecimento que dizia: “Ela foi uma cadela surpreendente que trouxe alegria a muitas pessoas e não apenas à sua família imediata" e “Estou muito orgulhosa de tê-la conhecido e de ter dividido com ela estes curtos anos na Terra. Corra livre e à vontade, doce menina. A Mamã ama-te”.
Desgostos à parte, a eleição para Mayor em Rabbit Hash, que acontece quando é necessário angariar fundos prós projectos comunitários, é uma maneira descontraída de contribuir para o bem-estar daquela pequena comunidade do Kentucky, uma colecta tirada a partir da brincadeira que acaba por auxiliar na solução dos problemas sérios e concretos daquela gente. Uma americanice! – dirão alguns carentes de humor.

Sem comentários:

Enviar um comentário