sexta-feira, 1 de março de 2024

VIVE LA FRANCE: PÔR FIM À SEPARAÇÃO ENTRE OS IDOSOS E OS SEUS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO

 

A Ministra Delegada para os Idosos de França, Fadila Khattabi, anunciou hoje, sexta-feira, dia 1 de março de 2024, que os residentes em lares de idosos poderão receber animais de estimação já a partir da próxima primavera. O governo francês afirmou-se a favor do estabelecimento do direito dos residentes em lares de idosos de serem acompanhados pelo seu animal de estimação, conforme sugere uma disposição do projecto de lei “envelhecer bem” que será debatido novamente pelos parlamentares em meados de março. “Humanizar ainda mais nossos lares de idosos”: “Sou a favor […] de abrir na lei a possibilidade de acolher animais de estimação em lares de idosos”, indicou no X (ex-Twitter) a ministra do Trabalho, Saúde e Solidariedade Catherine Vautrin, que convidou os parlamentares “a abordarem esta questão social com vista a humanizar ainda mais os lares de idosos” durante os próximos debates sobre o projecto de lei. Actualmente, os lares de idosos são livres para aceitar ou recusar animais de estimação, apesar de nem todos serem tolerados. Uma alteração do deputado LR Philippe Juvin, incluída neste projecto de lei, propõe criar o direito de os idosos se instalarem num estabelecimento com o seu companheiro de quatro patas. O texto será discutido em comissão mista (CMP), numa pequena comissão, no dia 12 de março, na Assembleia Nacional.

Se a etapa for conclusiva, a votação do projecto ocorrerá na Assembleia no dia 19 de março e depois no Senado no dia 27 de março. A separação entre os idosos que entram em lares de idosos e os seus animais de estimação “é desoladora”, sobretudo porque “quando saem de casa perdem o rumo”, sublinhou sexta-feira na France 2, a Ministra Delegada responsável pelos Idosos Fadila Khattabi, que diz apoiar a medida que seria “um passo em frente muito bom”. Contudo, “teremos de ser realistas”, não poderemos mudar-nos para um lar de idosos com “um animal como uma jibóia”, alertou. São antes “os cães, os gatos, o peixinho dourado, o pequeno canário” que serão bem-vindos nos 7.500 lares de idosos em França, públicos, privados ou associativos. Estas disposições práticas poderão ser definidas por decreto, após consulta aos intervenientes do sector, disse à AFP uma fonte próxima do assunto. Se os parlamentares aprovarem a disposição, “garantirei que seja implementada muito rapidamente ”, garantiu Fadila Khattabi, provavelmente na primavera.

Esta é uma excelente notícia para os idosos franceses que ao irem para os lares já não precisarão de se separar dos seus animais de estimação, que por vezes são a única família presente que lhes resta e cuja ausência significa um rude golpe, um apressar do fim. Se este decreto de lei vier a ser aprovado, como tudo leva a crer, ele criará um pressuposto para que outros países, na EU e no Mundo, adoptem semelhantes disposições. Quando teremos por cá idêntica legislação? Não merecem os nossos idosos idêntica justiça? Como estamos em plena campanha eleitoral, alguém deveria abraçar o assunto para que os nossos idosos institucionalizados possam vir a envelhecer bem - ao lado dos seus animais de estimação!

Sem comentários:

Enviar um comentário