segunda-feira, 11 de março de 2024

UM DOMINGO COM 43 BÚLGAROS

 

Ontem, domingo, 10 de março de 2024, dia de eleições legislativas em Portugal ganhas pela AD (centro-direita), este blogue, surpreendentemente, teve 43 leitores da Bulgária, país parceiro europeu de quem os portugueses pouco sabem, quiçá por ter pertencido no passado aos países do Pacto de Varsóvia. Não é comum termos tão elevado número de leitores de países dos Balcãs, eventualmente alguns bósnios, húngaros, moldavos, romenos e sérvios, pelo que tão grande número de leitores búlgaros é digno de nota de destaque.

Apesar de pouco sabermos acerca da Bulgária, há quem diga que ela tem muitas similaridades com Portugal, parecer de quem nela viveu durante o período da “Cortina Ferro”, ela é um país muito antigo e tem sido palco de muitas guerras e conflitos ao longo dos tempos, várias vezes perdeu a sua independência e outras tantas a retomou, confirmando uma identidade única que soube conservar hábitos e costumes dos povos que por lá passaram, possuindo por isso uma rica e antiquíssima herança cultural. A Bulgária, que em tempos foi difusora do alfabeto cirílico, é hoje membro da União Europeia, da OSCE e da Nato, apesar de experimentar os piores níveis de corrupção da EU.

Queremos agradecer o contacto a estes búlgaros que nos visitaram e estender-lhes o nosso sincero bem-vindo, esperando em simultâneo continuar a merecer o seu interesse e intercâmbio, o que por certo aproximará os cidadãos dos dois países através do interesse mútuo por cães. Saúde, paz e felicidade para todos, são os nossos votos.

Sem comentários:

Enviar um comentário