terça-feira, 5 de março de 2024

NEW HOPE: A CRIANÇA É MORTA E TODOS “SACODEM A ÁGUA DO CAPOTE”

 

A notícia que vou agora reproduzir e comentar para os meus leitores lembra-me imediatamente de um trágico e corriqueiro incidente que acontecia há umas décadas atrás, quando um cão vadio era alimentado pela vizinhança e acabava por provocar um acidente de trânsito. Quando do acidente sobravam feridos ou danos e eram exigidas responsabilidades, o animal era um autêntico desconhecido, mesmo para aqueles que diariamente lhe davam de comer!

Uma criança no estado norte-americano do Alabama foi mordida até à morte pelos cães do vizinho, naquilo que a polícia local chamou de “tremendo acidente trágico”. A criança assim abatida, Mark Alan de 2 anos de idade (na foto seguinte), saiu da sua casa na cidade de New Hope na passada sexta-feira (01 de março de 2024) e abriu o portão da propriedade de um vizinho antes de ser morto pelos dois cães deste, um Husky Siberiano e um cruzado de Pastor Alemão com Golden Retriever, segundo adiantou a polícia e os meios de comunicação locais.

A mãe do bebé, Kayla Hughey Partain (ambos na foto abaixo), “completamente arrasada”, acedeu ao Facebook no sábado para dizer que ninguém era culpado pelo “acidente muito trágico”. “A dor é irreal. Eu nem sinto que estou a viver na realidade. O coração dos meus filhos está tão partido. Gostaria de agradecer a todos os que enviaram mensagens, oraram ou enviaram palavras gentis”, escreveu a mulher enlutada. “Falei com toda a polícia e investigadores. Haverá uma investigação completa, mas parece que este foi apenas um acidente muito trágico, sem ninguém para ser responsabilizado”, acrescentou ela. A polícia de New Hope confirmou que não houve criminalidade, chamando o incidente de “tremendo acidente trágico”. O dono dos cães, Ricky Clark, relembrou as consequências do incidente para a cadeia de televisão WAAY-TV, quando o pai de Alan lhe contou o que aconteceu. “Ele estava batendo na porta com muita força e dizia: 'É o meu filho! É o meu filho! Acho que ele pode estar morto! - disse Clark.

“Eu não conseguia acreditar porque os meus cães nunca rosnaram ou latiram para ninguém ou para nada. Se eu tivesse a menor ideia de que aqueles cães iriam machucar alguém, eu não os teria”, disse o dono do cachorro. O vizinho teorizou que os cães tentavam proteger a criança de um buldogue marrom que corria pela vizinhança. “ Ele (Mark) pode ter aberto o portão e o outro cão pode ter entrado aqui com ele, então todos podem ter feito aquilo, e ele pode estar bem no meio disso”, disse Clark. Os cães de Clark foram levados pelo controle de animais e deverão ser-lhe devolvidos após 10 dias, de acordo com o relatório.

Parece-me que a falecida criança não tinha senso de responsabilidade para antever os perigos que corria, pelo que em momento algum deveria ter ficado sózinha. Estaria entregue a si própria ou sob a responsabilidade de alguém? Se estava entregue a si própria a irresponsabilidade é dos pais; se estava debaixo da supervisão de alguém, esse alguém, ao falhar aos seus deveres, contribuiu definitivamente para aquele trágico final. Por outro lado, mesmo não havendo responsabilidades a imputar, as autoridades não devem manifestar pareceres antes de terminada a investigação em curso – estamos na América! 

Sem comentários:

Enviar um comentário