sábado, 2 de março de 2024

OLHAR À DIREITA!

 

Ao reparar na foto acima, dá a impressão que foi dada aos cães a ordem de “Olhar à direita”, quando na verdade estão a denunciar o lado de aproximação dos seus donos, o que matéria de segurança dos mesmos pode ser contraproducente. Virá o tempo em que ao invés de denunciarem a presença dos seus condutores, antes perscrutarão o ambiente ao redor do lugar onde foram deixados, transformando o comando de “quieto” numa ocasião para a vigilância. Na aula nocturna de ontem procedeu-se à obediência e à ginástica a partir das conduções linear, dinâmica e nuclear, dando-se especial ênfase aos comandos de “à frente” e “atrás” em escadas conforme se pode ver no GIF abaixo.

No GIF seguinte vemos o FSM Doc a executar um Slalom urbano multidireccional requerido pelos comandos de “up” e “abaixo” alternadamente, exercício exigente do ponto de vista físico devido à altura dos ferros e às constantes acelerações e desacelerações, desempenho animal que dificilmente se alcança sem continuada preparação atlética. O cão poderia ter executado o exercício a galope atendendo à velocidade operacional requerida aos cães de segurança. No entanto, como é o dono que lhe marca o ritmo e vai a passo, fê-lo em marcha.

Participaram nos trabalhosos seguintes binómios: Alexandre/Coco; Joana/Coco; José António/Doc; José Maria/Schwartz; Paulo/Bohr e Rute/Kiara. O Plano de Aula foi cumprido e os cães venceram todos os exercícios propostos. A reportagem esteve a cabo do convalescente Paulo Jorge e o Cláudio não compareceu quiçá por temer o frio da noite ou por ter de acorrer a um compromisso inadiável. A noite esteve serena, sem o frio cortante de outros dias e revelou-se ideal para as nossas tarefas.

Sem comentários:

Enviar um comentário