segunda-feira, 11 de março de 2024

O DESPREZO PELA TRELA PODE MATAR

 

Grande número de donos de cães mostra um completo desprezo pelo uso da trela, talvez porque igual número deles não saiba como pegar-lhe. À parte deste pormenor bastante elucidativo, há ainda quem queira andar despreocupado e de mãos livres, evitando sempre que possível ser rebocado e constantemente obrigado a fazer força, para além de outros que entendem que este acessório é nocivo para os seus cães, como é o caso dos donos dos braquicéfalos, que se afligem ao ouvir a respiração dos seus companheiros caninos. Exceptuando os instintos e as reacções que despertam, tudo nesta vida carece de aprendizagem e conduzir um cão à trela não escapa à regra, para que o cão aprenda a andar ao lado do seu dono sem o puxar e/ou desequilibrar. Convém não esquecer que a trela pode salvar a vida a um cão e que a sua dispensa pode expô-lo a grandes perigos e até matá-lo, particular que os donos de um cão no município de Hohe Wand, na Baixa Áustria parecem ter esquecido ou ignorado e que obrigou a uma operação de resgate.

Um Bulldog Francês aparentemente sobreviveu a uma queda de 30 metros sem nenhum arranhão. O animal de 2 anos de idade, sem trela, chamada Luna, escorregou no Hohe Wand (provavelmente no Naturapark), no passado sábado, dia 09 de março de 2024, e caiu 30 metros num terreno íngreme, segundo informou a polícia local hoje, segunda-feira. Os seus proprietários alertaram o serviço de resgate de montanha através de uma chamada de emergência. Um elemento da equipa de resgate foi baixado até ao animal por uma corda, colocando-o depois dentro da sua mochila (foto abaixo). Ambos foram resgatados daquela parede por meio de uma roldana. O cão não foi ferido, mas por precaução foi levado a um veterinário.

Não deveriam os seus donos, também por precaução, ser levados a um profissional de saúde mensal? Onde teriam a cabeça quando deixaram o pequeno cão à sua sorte naquele terreno irregular? Estariam entretidos com alguma coisa ou estupefactos com o vislumbre da paisagem? No meio de tamanha insanidade ainda tiveram sorte, porque o pequeno Bulldog saiu ileso, o que não os isenta de pagar a factura do Serviço de Resgate de Montanha. Num terreno com aquelas características a trela é um acessório mais do que obrigatório!

Sem comentários:

Enviar um comentário