quinta-feira, 7 de março de 2024

RESPEITE A SAÚDE DO SEU CÃO, DEIXE DE FUMAR!

 

Não é fácil deixar de fumar, mas é possível, di-lo quem fumou durante 40 anos e culminou a fumar 120 cigarros por dia, conseguindo largar o vício sem recorrer a qualquer droga, substituição ou terapia. Passados 15 dias, já não sentia nenhuma falta do tabaco e não me incomodava que outros fumassem ao meu lado. O Paulo Jorge, fotógrafo associado a esta escola, é testemunha do que eu fumava e da rapidez com que deixei de o fazer. Por isso, penso que a força de vontade é a melhor solução para deixar de fumar ao invés de dar tempo ao vício para que se instale definitivamente e acompanhe o seu hospedeiro até à sepultura, onde obviamente já nada tem remédio. Acerca de fumadores e cães saiu recentemente um estudo que passo a dividir com os meus leitores.

O fumo passivo pode sujeitar o seu cão a um maior risco de cancro, de acordo com um estudo recente publicado no Veterinary Journal sob o título “ASSOCIATION BETWEEN CIGARETTE SMOKE EXPOSURE AND URINARY BLADDER CANCER IN SCOTTISH TERRIERS IN A COHORT STUDY”. Os pesquisadores estudaram terriers escoceses expostos ao fumo do cigarro nos lares. Escolheram esta raça especificamente porque os Scotties têm uma taxa muito alta de cancro da bexiga (carcinoma urotelial canino) em comparação com outras raças. O estudo descobriu que a exposição ao fumo do cigarro em casa aumentava a probabilidade dos cães desenvolverem cancro da bexiga. Assim, os especialistas recomendam parar de fumar, fumar ao ar livre e trocar de roupa a cheirar a tabaco antes de se aproximar do seu cão, o que equivale a dizer, caso tenha um cão, que tem mais uma boa razão para deixar de fumar!

Para além de conseguir associar o fumo do tabaco ao cancro na bexiga nos Scottish Terriers e de incentivar os donos a deixar de fumar para proteger a saúde dos seus cães, o mesmo estudo concluiu que morar perto de um pântano está associado ao cancro da bexiga e que os cães podem ajudar a identificar interações gene-ambiente que levam ao carcinoma urotelial canino. Deixar de fumar é uma coisa que ninguém pode fazer por si. Será o vício mais forte do que a criatura? Se assim for, alguém vai perder o direito de cá andar!

Sem comentários:

Enviar um comentário