domingo, 10 de março de 2024

9.700 VIENENSES JÁ TÊM CARTA DE CONDUÇÃO PARA CÃES

 

Viena, capital da Áustria, tem actualmente cerca de 58.500 cães dentro dos limites. Desde 2010, os proprietários das listadas “raças perigosas” são obrigados a fazer um exame para obterem a necessária carta de condução para cães. Até agora, cerca de 9.700 vienenses já fizeram. Há apenas duas semanas, um American Staffordshire Terrier abriu sozinho a porta destrancada de um apartamento e atacou uma mulher e o seu cão. Ambos ficaram feridos. Segundo a polícia, o dono do terrier já tinha sido denunciado diversas vezes. Foram incidentes como este que levaram a cidade de Viena a introduzir regras mais rigorosas para a criação de cães e para os proprietários dos chamados cães listados. Desde 2010, os proprietários de raças perigosas – em Viena são chamados de “cães de lista” – têm de fazer um exame para obter uma carta de condução de cães.

São onze as raças listadas como perigosas em Viena, sendo as mais comuns o American Staffordshire Terrier e o Staffordshire Bull Terrier. Os cães das raças consideradas perigosas deverão sair aos lugares públicos atrelados e açaimados. Se alguém adquirir um cão listado, deverá requerer uma carta de condução de cães após ter completado um curso de conhecimentos. O pré-requisito para isso é que o requerente não tenha antecedentes criminais. São listadas (consideradas perigosas) as seguintes raças caninas e os seus cruzamentos: Bull Terrier; Staffordshire Bull terrier; Staffordshire Terrier Americano; Mastim Napolitano; Mastim Espanhol; Fila Brasileiro; Mastim Bullmastiff; Tosa Inu; Pitbull terrier; Rottweiler e Dogo Argentino.

Na parte teórica do exame para a Carta de Condução de Cães, o proprietário deverá responder a 30 das 100 questões sobre o comportamento e atitude do animal; na parte prática é verificado se o cão responde afirmativamente aos comandos e qual o seu comportamento nas situações do quotidiano. A carta tem uma validade de dois anos, pelo que após esse período o exame é repetido. Qualquer pessoa encontrada com o seu cão listado sem licença corre o risco de ser multada em 1.000 euros e a multa para um cão listado sem açaime é de 100 euros. Assim se passam as coisas na crista da Europa!

Sem comentários:

Enviar um comentário