quarta-feira, 13 de março de 2024

E ASSIM SE PERDEU ESTUPIDAMENTE UM PASTOR ALEMÃO NEGRO

 

Na segunda-feira 04 de março de 2024, na vila e freguesia (Ortsteil) de Waßmannsdorf pertencente à cidade alemã de Schönefeld, localizada no distrito de Dahme-Spreewald, em Brandenburg, Christian Gries, de 48 anos de idade, decidiu ir passear com o seu Pastor Alemão negro Theo de 8 anos e com um amigo ao longo de um esgoto da estação de tratamento de águas do distrito de Waßmannsdorf, que se encontra coberto com uma espuma branco-amarelada resultante de proteínas espumosas, mas não tóxicas (foto seguinte).

A determinada altura, o amigo do dono do cão quis observar de mais perto aquele canal, no que foi seguido pelo curioso Pastor Alemão, que ao correr sobre a encosta acabou por escorregar e cair dentro do canal, sendo levado pela corrente para dentro da tubulação do esgoto. Os dois homens ligaram imediatamente para o corpo de bombeiros local e para outros serviços de resgate, não olhando a esforços para encontrar o animal. Cães de busca também foram solicitados para o detectar, mas até agora em vão - ainda não há vestígios de Theo! Gries, em homenagem ao seu devotado companheiro canino, colocou uma cruz no local do acidente. A família quer pelo menos resgatar o cão morto do túnel para se despedir. No entanto, segundo as suas próprias declarações, estão a lutar contra o vento produzido pelos moinhos da burocracia.

Particularmente amargo, o dono do cão desaparecido diz-se que passado houve um incidente semelhante com outro cão na vala de drenagem. A família apela agora ao prefeito e à comunidade para alertar os donos de cães sobre esta zona de perigo. Além disso, a tubulação de esgoto deve ser bloqueada com uma grade. Mas um primeiro passo foi dado, já que funcionários da Berliner Wasserbetriebe (empresa das águas) criaram uma estrutura de protecção temporária. Importa salientar que há naquele local um sinal de alerta que diz: “Entre no sistema de gestão de água por sua conta e risco” (Wasserwirtschaftliche Anlage Betreten auf eigene Gefahr). A foto abaixo é do falecido CPA negro Theo.

Assim se perdeu estupidamente um Pastor Alemão negro, que por insanidade do seu dono, vagueava solto por aquele local perigoso. No meu entender, caso o cão se encontrasse à trela, o “acidente” não teria ocorrido e só seria um acidente se o dono viesse a cair acidentalmente ou o material se partisse. Como nenhuma destas coisas aconteceu, estamos perante a morte de um cão causada pela irresponsabilidade (leviandade) do seu dono. Quem não antevê os perigos e não pondera os riscos, nem por si pode responder, quanto mais por um cão!

Sem comentários:

Enviar um comentário