quinta-feira, 7 de março de 2024

UK: APENAS 1 EM CADA 6

 

Os roubos de cães aumentaram em todo o Reino Unido e apenas um em cada seis foi devolvido aos seus legítimos proprietários em 2023 – o nível mais baixo desde que a seguradora Direct Line começou a rastrear os dados em 2015.

Os números da polícia sugerem que pelo menos 2.290 cães foram roubados no ano passado, um aumento de 6% em relação a 2022, e a maioria é relatada em Londres, Kent e West Yorkshire. Buldogues Ingleses, Buldogues Franceses e Bullys XL foram as raças roubadas com mais frequência, com os dois primeiros regularmente anunciados por cerca de £ 3.000, de acordo com a Direct Line. Um dos cães desaparecidos foi Mouse, uma Jack Russell visto pela última vez durante uma caminhada em 03 de dezembro do ano passado. O seu desaparecimento “devastou” os seus proprietários que ainda não conseguiram localizá-la, apesar das extensas e repetidas buscas realizadas pela comunidade local em Chalfont St Peter, em Buckinghamshire. "Isto mudou completamente as nossas vidas. Não podemos desistir. Não temos como", disse Anne Maynard. "Não dormimos descansados. Recebemos chamadas de pessoas a meio da noite a dizer: 'Temos o seu cão' e então desligam o telefone e não conseguimos voltar a dormir.”

“É uma sentença de prisão perpétua. Ela faz parte da nossa família." Dirigindo-se a quem poderá estar com ela, a Sra. Maynard disse: “Eles têm que fazer a coisa certa. Ela é uma cadela linda, mas não é deles, é nossa. Tudo o que eles precisam de fazer é colocá-la em algum lugar onde ela possa ser encontrada. Sem perguntas. Ela não desistiria de nós, também não vamos desistir dela." Beverley Cuddy, editora da revista Dogs Today, disse que é “chocante” que poucos animais de estimação roubados sejam devolvidos.

“A Lei do Roubo ainda trata este crime como idêntico ao roubo de um telemóvel – por isso todos os nossos animais de estimação correm o risco de rapto”, acrescentou ela. “Podemos tornar as coisas mais difíceis para os criminosos impulsivos, nunca deixando os nossos cães amarrados do lado de fora das lojas e protegendo-os quando estão em casa. As estatísticas mostram que a maioria é roubada dos nossos próprios jardins. Esperamos que o projecto de lei sobre rapto de animais de estimação venha a punir o roubo de cães com maior severidade, mas ainda é preciso fazer mais para que os cães deixem de ser tratados pela lei como meras mercadorias.”

PS: Devido ao valor dos cães e a punições leves, há marginais no Reino Unido que largaram o narcotráfico e que se dedicam actualmente ao rapto de cães.

Sem comentários:

Enviar um comentário