terça-feira, 5 de março de 2024

AMELIE TOMASINI: UMA OSTEOPATA ANIMAL

 

Formada em osteopatia animal (1), Amélie Tomasini (na foto seguinte) abriu o seu consultório em outubro de 2023 em Saint-Jouan-des-Guérets, perto de Saint-Malo (Ille-et-Vilaine), praticando a sua arte em gatos, cães, bois e cavalos, em conjunto com veterinários e pode fazer domicílios mediante agendamento. Na passada quarta-feira (28 de fevereiro de 2024), Sweety, um cão Akita americano, veio fazer um check-up. Sorridente, Amélie Tomasini questionou a dona enquanto ficava de olho no cão que explorava o consultório com total liberdade, acerca do seu ritmo de vida, actividade física, alimentação, relacionamento com a dona e possíveis patologias. Depois seguiu-se um pequeno passeio no exterior para observação do movimento do Akita movimento, o que permite identificar anomalias, principalmente no dorso e nos membros. De retorno ao escritório, a palpação permite à osteopata identificar pontos fracos, bem como tensões e numerosas contracturas. Ela usou termos exactos ao falar com o proprietário porque é importante que ele compreenda e se aproprie destes termos.

Amélie Tomasini pratica manipulações suaves, trabalhando principalmente nos tecidos moles, pele, músculos, fáscia, antes de manusear as articulações, reiniciando cada manipulação a microcirculação sanguínea e nervosa, porque importa ter em mente a ligação entre estrutura e a função e ver o corpo como uma unidade. Um pequeno passeio ao ar livre permite visualizar os resultados desta manipulação antes de regressar ao consultório para aconselhamento sobre alimentação, suplementos alimentares, movimentos a realizar, ritmo de vida do animal, etc. Durante toda a sessão, Sweety, de dois anos, um cão de raça compacta, mostrou-se cooperativo e muito calmo: “é preciso obter o consentimento do animal, e adaptar-se ao paciente porque cada indivíduo reage à sua maneira.” O diploma de osteopata animal é obtido após cinco anos de estudos pós-bacharelado e exame perante a Ordem dos Veterinários, que emite a autorização para exercer.

(1)Especialista em terapia natural baseada na intervenção manual sobre o sistema músculo-esquelético, neste caso em aninais.

Sem comentários:

Enviar um comentário