sexta-feira, 13 de março de 2020

SHIMLA NO BOM CAMINHO

Provavelmente poucos dos nossos leitores já foram ou sabem onde fica Shimla, a maior cidade do estado indiano de Himachal Pradesh e que logo após a independência da Índia tornou-se a capital do Punjab. Situa-se junto aos Himalaias, eleva-se a uma altitude média de 2.206 metros e é o principal centro comercial, cultural e educacional do estado. Mas o que a elevou das restantes cidades indianas, para além da sua altitude, foi o facto de ter sido declarada Capital de Verão da Índia Britânica, sucedendo a Murree, a nordeste de Rawalpindi. A presença dos colonos ingleses perdura até aos dias hoje na arquitectura das casas, em tudo iguais às da longínqua Grã-Bretanha. Ainda que a história de Shimla seja apaixonante e valha a pena conhecer, é de cães que vamos falar.
Segundo as estimativas da Corporação Municipal (MC), existem no município de Shimla entre 2.000 e 2.500 cães vadios e cerca de 60 pessoas são mordidas mensalmente. Apostadas em resolver este grave problema, as autoridades municipais oferecem estacionamento gratuito e isenção da taxa de colecta de lixo para aqueles que adoptarem um cão de rua, ao abrigo do “Programa de Adopção e Gestão de Cães de Rua”. Em simultâneo, a Corporação Municipal introduziu também uma disposição para penalizar aqueles que não alimentarem e não cuidarem adequadamente os cães adoptados.
“A resposta até agora tem sido animadora. Até a presente data, 155 cães foram adoptados na cidade - 83 por indivíduos e 72 por comunidades como a Beopar Mandals / ONGs / Associações de Bem-Estar Residente etc.. São principalmente os amantes de animais que se apresentam para adoptar os cães”, disse o Dr. Neeraj Mohan, Oficial de Saúde Pública Veterinária, cujo escritório implementa o programa. O município administra também um programa de esterilização, que ainda não conseguiu acompanhar o crescimento da população canina, como sucede em muitas cidades da Índia (o número de cachorros por ninhada é ali de 5 a 8 e acontecem ninhadas 2 vezes por ano).
Como chegaram estas ideias inovadoras ao “topo do mundo”? Quem as trouxe foi o Comissário do MC, Pankaj Rai, que ao viajar para os Estados Unidos no ano passado, teve conhecimento das actividades da Michigan Humane Society, que oferecia cães, gatos, coelhos e outros animais para adopção como animais de estimação em Detroit, além de oferecer produtos veterinários e serviços de assistência social. Rai apropriou-se da ideia e trouxe-a para casa, oferecendo agora a corporação Municipal esterilização gratuita e vacinação anti-rábica aos cães adoptados, para além das benesses atrás indicadas.
Apesar de distante, Shimla está no bom caminho contra o abandono dos cães e a sua multiplicação. Se a presente disposição se mantiver, não temos dúvidas que as autoridades municipais vencerão este combate.

Sem comentários:

Enviar um comentário