domingo, 8 de março de 2020

COMUNICAÇÃO SILENCIOSA

A linguagem corporal de um cão, que não se resume unicamente à mímica das suas expressões faciais e à linguagem da cauda, mas que se estende também à sua posição de dormir, por ser reveladora da sua personalidade, carácter e qualidade da sua instalação doméstica (da interacção entre o genótipo e o ambiente), é uma janela aberta para a melhor compreensão dos cães que, através desta comunicação silenciosa, melhor se dão a conhecer. Entender este modo de comunicar canino e dar-lhe a resposta certa é estabelecer com eles fortes vínculos afectivos pelo auxílio prestado. Alguns etólogos distinguiram 6 posições de dormir caninas e desnudaram o seu significado. Contudo, é hoje consensual adiantar apenas 5, as mesmas que iremos agora adiantar. Assim, a posição de dormir de um cachorro, pode ser mais um subsídio para a escolha acertada de um indivíduo numa ninhada.
DORMIR DE BARRIGA PARA BAIXO COM OS BRAÇOS E AS PERNAS ESTICADAS. Esta posição de dormir, que muitos alcunham de “posição de rã”, costuma só indiciar coisas boas, a começar pela isenção de displasia coxo-femoral, porque são raríssimos (eu nunca conheci nenhum) os cães que dormem assim e que são portadores da doença. Este modo de dormir é mais comum entre os cães médios e pequenos, típico até de alguns braquicéfalos. Quando surge este modo de dormir, estamos perante cães de sono leve, sempre atentos, disponíveis e enérgicos, daqueles que exigem bastante exercício físico e interacção, e que dormem dessa maneira para se levantarem o mais rápido possível. Por vezes estes indivíduos podem ser algo ansiosos ou demasiado presos a algumas rotinas particulares. Próprios para a interacção, estes cães são cúmplices e aguardam ordens, apesar de submissos quando confrontados.
DORMIR DE BRUÇOS. Como dormir de bruços leva à contracção e ao excesso de tensão dos músculos, os cães que dormem assim não adormecem profundamente e podem espelhar algum stress ou desconforto. Por vezes os cães demasiado enérgicos dormem assim porque preferem interagir ao invés dormir. Esta posição de dormir é típica dos cachorros e pode alternar com outras nos cães adultos de acordo com o seu humor e nível de conforto.
DORMIR ENROSCADO COM A CABEÇA SOBRE A CAUDA. Este é um modo defensivo de dormir que desnuda algum incómodo e que induz o cão à protecção das partes vitais do seu corpo. Quando a posição surge como resposta à instalação doméstica do cão, não há dúvidas que se encontra mal instalado, demasiado exposto e até sujeito a condições climatéricas adversas (demasiado frio e humidade). Se o dormir do cão não se ficar a dever a precárias condições ambientais, é possível que o cão seja demasiado submisso, naturalmente instável e pouco confiante. Cães assim são por norma silenciosos, dóceis e meigos, não incomodam e sempre procuram afecto. Esta posição de dormir pode também ser reflexo do afastamento continuado dos donos em relação aos animais, afastamento compulsivo que leva à submissão.
DORMIR DE LADO. Este é o dormir típico dos guardiões e uma das posições caninas mais comuns de dormir. É adoptada frequentemente pelos cães que dormem ao lado dos donos calma e descansadamente. A posição reflecte a tranquilidade do cão em relação ao ambiente e à presença dos donos. Os cães que dormem assim são por norma felizes e afáveis, de perfil submisso e eventualmente manhosos pelo excesso de mimo, o que poderá levá-los a uma menor disponibilidade e ao desprezo por determinados desafios.
DORMIR DE PERNAS PARA O AR E COM ELAS ESTICADAS. Cães que dormem assim, deitados de costas e com a barriga exposta, posição de extrema vulnerabilidade e própria da submissão, são animais triplamente confiantes, confiantes no seu abrigo, nos seus donos e em si próprios, indivíduos determinados, por norma independentes, seguros e propensos à autonomia. Esta posição é mais comum entre os cães caçadores, nomeadamente nos bracos e noutros “cães de parar”. O perfil psicológico destes cães costuma oscilar entre o “dominante” e o “submisso”.
Breve voltaremos a outro assunto de comunicação silenciosa canina. Por ora interessa ficar a saber que a posição de dormir de um cão facilita a identificação do seu comportamento e personalidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário