terça-feira, 12 de julho de 2016

9 EM 1: UM VERDADEIRO 31!

Há momentos em que nos apetece sentar-nos numa esplanada, usufruir da sombra das árvores e beber uma bebida fresca, fugir ao calor e relaxar. Assim aconteceu comigo esta manhã. Quando me trouxeram a sacramental Coca-Cola e preparava-me para esticar as pernas e o pescoço, um cão miniatura, macho, chamado “Icx”, não castrado, não sociabilizado, sentado ao colo do dono, homem frágil e idoso, incapaz de o repreender, rosnava a tudo e a todos, não dando descanso a ninguém. Num ápice emborquei o copo e meio da bebida e zarpei dali, não sem antes ter dito ao dono: Amigo, esse seu cãozinho é um 9 em 1, um verdadeiro 31. Trinta e um, porquê? – Questionou o pobre homem atrapalhado. Como a criatura me pareceu simpática, decidi esclarecê-lo e justificar a minha afirmação.
“ Nº 1 – Os cães miniaturas são por norma irritadiços, ladram ou rosnam por insegurança e antes que os outros cães lhes façam o mesmo; nº 2 – como o seu cão é um macho, apesar de pequeno, é levado ao desafio pelo impulso inato à luta; nº 3 – o nome que lhe pôs é sibilante é presta-se a atiçá-lo; nº 4- o facto de não ser castrado torna-o mais aguerrido e beligerante; nº 5 – o Senhor devia tê-lo acostumado a brincar com outros cães desde tenra idade; nº 6 – o cão ao seu colo, ao sentir-se protegido, torna-se ainda mais agressivo e anti-social; nº 7 – falta-lhe saúde para o poder controlar eficazmente; nº 8 – o Senhor não sabe e não quer repreendê-lo; nº 9 – Rosnar do jeito que ele rosna é uma ameaça despudorada e provocação quanto baste para os outros cães! Espero que tenha compreendido quando lhe disse ser o seu cão um 9 em 1 - um verdadeiro 31!” – Disse-lhe eu. Quantos 9 em 1 teremos neste jardim à beira-mar plantado? Há que contar com eles!

Sem comentários:

Enviar um comentário