domingo, 4 de fevereiro de 2024

UMA MANHÃ A REVIVER O PASSADO

 

A aula matinal de ontem, sábado, dia 03 de fevereiro de 2024, foi dedicada à sociabilização e à endurance, ambas numa toada de maior intensidade e menor duração, dentro de um quadro de exigências que nos caracterizou no passado, contando para isso com os nossos melhores atletas caninos. Na foto acima vemos o CPA Jay a saltar sobre o Boxer Balzac, na ocasião dentro de uma gaiola de rede e surpreendido a olhar para o cão que passava por cima dele. Na foto abaixo vemos o mesmo cão a saltar sobre duas crianças inseridas numa vertical, objectivando em simultânea a sociabilização e o melhor preparo atlético dos animais.

O mesmo CPA Jay aparece na foto seguinte a saltar duas cadeiras de plástico encostadas uma à outra, sendo conduzido na ocasião com êxito pelo seu condutor e dono, o José Maria, que pediu desculpa a todos os presentes por ter trazido o Jay por limpar, com pêlo velho e solto na barriga e nas coxas. As desculpas foram aceites.

Para melhorar as performances atléticas e proceder ao robustecimento do seu carácter, convidámos também o FSM Thor para ultrapassar uma vertical de 1m de altura com duas crianças encrustadas abaixo da sua linha de transposição, porque este cão, por exagerada desproporção entre o peito e a garupa, ao subir, tende a perder suspensão e com isso a apoiar-se nas varas a ultrapassar. Depois de algumas tentativas, o Thor conseguiu vencer o obstáculo da forma correcta – sem se apoiar.

Finalmente foi pedido ao José Maria que pusesse o Jay a saltar entre duas crianças de pé, servindo a cabeça destas de baliza, executando com isso um acertado salto de precisão. Neste trabalho contámos com a preciosa colaboração dos meninos Viv e António, que se mostraram cómodos e confiantes no desempenho da sua participação. Daqui se saúde a alteração para melhor das prestações da pequena Viv como condutora canina, porque agora já se ouvem os seus comandos a ecoar pela Pista Táctica.

Comprovou-se que temos cães tão bons ou melhores do que os do passado, as diferenças que senti apenas desnudam um menor empenho e escassa ambição por parte dos condutores, mais interessados em brincar com os seus cães do que apostados no seu controlo. Por causa disso, vejo-me obrigado a enfatizar a sociabilização, particularmente a inter pares, cuja ausência fora das aulas e semanalmente sempre acaba por causar estragos.

Sem comentários:

Enviar um comentário