Ultrapassado o período mais grave da Pandemia, que levou a uma procura extraordinária de cães por causa do confinamento, os abrigos caninos norte-americanos estão agora a lutar desesperadamente contra a superlotação, devido essencialmente ao menor número de adopções, problema que abrange também a Society for the Prevention of Cruelty to Animals (SPCA) da Pensilvânia. No intuito de aumentar as adopções, a PSPCA está a introduzir o “Test Drive” na sua sede em Filadélfia, um novo programa destinado a quem pretende adoptar um cão. Carol Erickson, defensora dos animais da SCPA da Pensilvânia, explica que o programa ajuda os potenciais interessados a ver se determinado cão se encaixa bem na sua casa e estilo de vida, antes de adoptar o animal definitivamente. Através deste “Test Drive”, a PSPCA pretende ajudar os futuros adoptantes nas suas escolhas, consentindo que levem o cão da sua preferência para casa durante uma semana. Os cães escolhidos para o programa estão no abrigo há pelo menos um mês e pesam geralmente mais de 40kg.
Passada essa semana, se o cão se encaixar perfeitamente, as famílias poderão prosseguir com a adopção. Caso se verifique o contrário, o animal poderá ser devolvido à SPCA e rumar a um lar adoptivo mais demorado, podendo quem o devolveu adoptar outro cão. Para além de dar a conhecer os cães aos interessados, o “Test Drive” presta-se ainda para dar aos animais uma folga muito necessária à sua vida no abrigo. Os concorrentes ao programa necessitam ser adultos, de manter correspondência diária com o PSPCA para ela se inteirar de como vão as coisas com os animais. Os cães a adoptar podem passar mais tempo com cães já residentes no lar, mas não podem ir a parques caninos, participar em actividades sem trela ou interagir com outros cães fora de casa. Oxalá o “Test Drive” surta os resultados esperados, porque ele é uma tentativa engenhosa e ao mesmo tempo desesperada para fomentar a adopção de cães.
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