segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

RESPOSTA A UM EMAIL RECENTE

 

Recebi ontem um email que passo a transcrever: “Bom dia. Estive a ler o vosso blogue e tenho uma questão. Moro em apartamento t3 geralmente há alguém em casa trabalho á noite e a minha esposa de dia, o meu filho estuda na escola Secundária, desde muito novo nos pede um cão. Gostaria de saber qual a raça de cão que aconselharia para ter em apartamento. -Tenho a possibilidade de o levar a passear 1 ou 2 horas. -Ficará em casa visto não ter jardim. -Não quero um cão dominante visto estar em contacto directo com a esposa e filho. -Não gosto de cães pequenos: -Terá que ser de pelo curto - Que não ladre muito visto ter os outros condomínios. - Quero um cão livre de problemas, buldogues e braquicéfalos extremos estão também fora. Estava a pensar num galgo inglês ou num braco de pelo curto. Se calhar um cão menor que o beagle não será do meu agrado. Gosto de andar em casa e não ter que me preocupar em pisar o cão por lapso. Fico a espera de resposta.

Em primeiro lugar quero agradecer o simpático email deste leitor, para depois dizer que entendi perfeitamente qual o tipo de cão que procura, que pode ser encontrado em muitas raças. Pelo que apreendi do que disse, quer um macho de tamanho médio e submisso que se adapte à família e ao apartamento sem maiores dificuldades. As sugestões que adiantou – um galgo inglês ou um braco de pêlo curto – não me parecem muito convenientes atendendo às expectativas do seu filho, porque o galgo inglês é pouco interactivo e o braco de pêlo curto, enquanto cão caçador, é um excursionista e necessita de bater território, pelo que a sua vida dentro de um apartamento pode não ser a melhor opção para a família e para o próprio animal.

Certamente lhe indicaria o cão certo se soubesse mais acerca do seu filho, pois não estou cá para impingir cães a ninguém ou segundo as minhas conveniências. Caso haja essa oportunidade, gostaria de conhecer pessoalmente o rapaz, ouvir as suas expectativas, identificar o seu perfil psicológico, aquilatar do seu senso de responsabilidade, disponibilidade física, grau de tolerância e resiliência, porque cada cão suscita diferentes desafios e importa que o seu filho se identifique plenamente com o cão que irá ter ao lado. A propósito, que cão gostaria ele de ter? Se porventura continuar interessado nos meus serviços e conselhos, enquanto dono, criador e treinador de cães, combine uma data para me encontrar consigo e a sua família. Agradeço o contacto e mantenho-me à disposição.

Sem comentários:

Enviar um comentário