segunda-feira, 14 de março de 2022

AS COISAS QUE ME PERGUNTAM POR SMS!

 

Como se não bastassem as dezenas de milhares de emails que recebo mensalmente, a cuja maioria não consigo dar resposta e cujo tema são os cães e o seu mundo, também por SMS me bombardeiam, sem pré-aviso, sobre a mesma temática, o que nada abona em termos da minha saúde física e mental (já não sou muito novo), correndo o risco de me tornar quadrúpede e de acordar a meio da noite a uivar! Um ex-aluno mandou-me um SMS ao qual surripiei os elogios por achá-los despropositados, que vou transcrever e depois dar resposta. Dizia ele: “Sr. João, terá algo no blogue ou fora dele sobre os cães bicolores, trabalho com matilhas e sobre cães lobeiros?”

Importa esclarecer primeiro que este senhor está a referir-se a Cães de Pastor Alemão. Vamos por partes. Quanto aos bicolores, em tudo iguais aos outros cães de variedade cromática diferente, já tive ocasião de lhe explicar com alcançá-los e estabelecer o seu padrão de cor, podendo ser melhores ou piores de carácter de acordo com os seus parâmetros de selecção, que se espera serem baseados no trabalho, porque doutro modo estaremos a ser mais papistas do que o Papa, a ir para além do exagero ainda hoje visível nos shows de conformação (morfologia). Se porventura ainda lhe restam algumas dúvidas, agradeço que me visite, que tudo farei para esclarecê-lo, desde que venha com tempo e no horário previamente combinado.

Sobre o trabalho com matilhas de CPA’s, alguma coisa haverá neste blogue sobre o trabalho desenvolvido na Latitude 36.6932; Longitude -8.29032 39º 41’ 36’’, Norte 8º 17’ 25’’, local que visitou e onde no exercício da função voluntária de cobaia parece ter lesionado um joelho. Informo-o mais uma vez, caso o seu interesse se mantenha, que estarei ao seu dispor para os esclarecimentos que achar necessários, desde que respeite as condições adiantadas no parágrafo anterior.

Quanto aos lobeiros negros, de quem não posso esconder a minha admiração, requerem as mesmas condições adiantadas para os bicolores para que não venham a cair no esquecimento. A procura recente destes cães, quiçá obedecendo às mesmas razões dos Pastores Belgas Tervuren de cara negra, não os torna melhores ou piores cães de guarda, podendo eventualmente sugerir maior temor ou respeito. Nestes cães, de construção maioritariamente negra, há que separar dois tipos: os que têm a cara negra e o dorso cinzento-escuro e os maioritariamente negros com o mesmo cinzento quase dissimulado no pescoço, na parte inferior dos membros, na região anal e cauda, sobrando alguns exemplares que são praticamente negros e que apresentam cinza-ferro no lugar do tradicional fulvo. Tanto os bicolores como os lobeiros negros estão directamente relacionados com a reabilitação da variedade negro uniforme e com os seus benefícios, beneficiamentos que tiveram a sua origem e que acontecem entre os criadores de cães de linhas de trabalho. Muito mais haveria a dizer sobre este assunto e eu não me importaria de desenvolvê-lo consigo. Considerando a admiração que diz ter por mim, para a próxima não mande vir – apresente-se!

Sem comentários:

Enviar um comentário