quinta-feira, 17 de março de 2022

A GAIA E O TRANSPORTE

 

Ontem durante o período destinado ao trabalho específico convidámos a cachorra CPA negra Gaia para o transporte de objectos, porque há muito já transporta o haltere de madeira de 1 kg e adora abocanhar tudo o que é desperta o seu interesse. Apostamos em transformar esta sua tendência em algo útil pedindo-lhe que transportasse inicialmente três objectos: o haltere, um martelo e um alicate, ensinando-lhe em simultâneo o nome de cada um deles, para que amanhã os vá buscar ao mando do dono, não só estes como outros que lhe ensinaremos posterior. A primeira coisa que a cachorra necessita de aprender, porque os cães não gostam de pegar em ferro, é a agarrar os instrumentos de forma equilibrada e no sítio certo, para que transporte tudo comodamente. Na foto seguinte vemos a Gaia a transportar um martelo de modo seguro.

O transporte de objectos, que é para os cães uma alegre brincadeira, desde que iniciado precocemente, permite melhorar a capacidade de concentração dos cães, uma melhor distribuição da sua força, promove necessárias alterações morfológicas e fortalece o seu carácter, para além e aumentar a sua utilidade e ajuda. Na foto abaixo é possível ver a Gaia a transportar um alicate.

A vida é curta e o tempo voa, só parece parado quando se é criança e se pretende ser adulto. Na foto seguinte vemos a Gaia ao lado do Paco (sobrinha e tio-avô), duas das 3 gerações de CPA’s negros que ultimamente tenho vindo a ensinar, ela a rondar os 30kg (só tem 9 meses) e ele com 54 (a diferença de envergadura é bem visível).

Participaram nos trabalhos de ontem, que decorreram debaixo das poeiras do deserto, os seguintes binómios: Arnaldo/Niki; João/Paco; Jorge/Gaia e Paulo/Bohr. O Niki está cada vez mais ajuizado e o Bohr mais excitado. A noite esteve serena, a chuva parece ter ido de férias e já cheira a primavera. Os trabalhos cumpriram o Plano de Aula e os seus objectivos, pelo que regressamos todos a casa bem-dispostos.  

Sem comentários:

Enviar um comentário