domingo, 17 de abril de 2022

TSUKI: ALEGRIA, DISPONIBILIDADE E SIMPATIA

 

A cachorra Akita Tsuki é a antítese perfeita do Ouki (os dois pertencem aos mesmos donos), porque se o Ouki tem um rendimento laboral muito baixo para a sua idade, a Tsuki ultrapassa largamente o que é pedido para o seu escalão etário, graças à sua alegria, disponibilidade e simpatia, características que resultam da sua reacção aos estímulos, o que torna fácil e extraordinária a sua interacção. Possuidora de uma segurança pouco vista, esta cachorra é um animal que nunca vai deixar um dono mal visto. Não teme as alturas, não receia as verticais colocadas à sua frente e tudo faz com alegria. Na foto acima vemo-la a circular sobre um muro de topo convexo e na seguinte a subir umas escadas de caracol. Curiosamente, aprendeu por si que primeiro se avançam os pés e só depois as mãos na subida de escadas.

Com o mesmo à vontade com que subiu, a cachorra desceu as escadas perfeitamente compenetrada, em segurança e sem temor. Não é muito comum que cachorras com a sua idade (4 meses) sejam capazes de subir escadas como ela o faz, pelo que se adivinha para a Tsuki um futuro promissor, sendo um daqueles animais que qualquer um gostava de ter.

Mais cedo do que o esperado, esta cachorrinha alcançará a condução em liberdade e virá a ser um caso de sucesso no adestramento, já que neste momento raros são os exercícios que não estão ao seu alcance. Como animal curioso e inteligente que é, a Tsuki irá precisar de um dono capaz de aproveitar todo o seu potencial e liderá-la, pelo que o Carlo terá que fazer algum esforço para alcançar a extroversão necessária para melhor ajudar e ser compreendido pela pequena Akita, cachorra que a meu ver e de acordo com as tabelas de crescimento da sua raça, se encontra abaixo da altura e do peso recomendadas para a sua idade. É possível que esteja a precisar de uma dose diária de comida confeccionada. O assunto merece alguma reflexão, não vá o animal tornar-se guloso e vir a desprezar a ração. Seja como for, é um privilégio ter uma cachorra como ela nas nossas fileiras!

Sem comentários:

Enviar um comentário