domingo, 24 de abril de 2022

ESTIMULAR A MEMÓRIA MECÂNICA

 

O Plano de Aula de ontem incidiu principalmente sobre exercícios de estímulo da memória mecânica canina, visando o seu aumento num quadro de experiências variadas, tanto individuais como colectivas, visando a versatilidade e a maior aptidão dos binómios em diferentes circunstâncias. No GIF acima vemos dois Pastores Alemães (Luna e Bohr) a furar um arbusto cerrado em condução nuclear (sem o acompanhamento dos donos). No GIF seguinte vemos uma esquadra escolar a combinar os comandos de “up” e “abaixo” sobre dois bancos de jardim.

Alguns dos exercícios solicitados aos binómios e usados para estimular o uso da memória mecânica nos cães aconteceram sobre passagens interrompidas, primeiro executados à trela e depois com os animais em liberdade. No GIF abaixo vemos a prestação do binómio Patrícia/Keila.

O Adestrador também participou nos trabalhos com entusiasmo ao solicitar o acerto do CPA Bohr numa sequência de obstáculos de difícil execução, uma vez que a distância entre os dois obstáculos propostos mal excedia os 100 cm.

Com a Inês e o Paulo Jorge a representarem um casal de namorados bastante descontraído, os cães dos restantes condutores foram convidados a surpreendê-los com um inesperado salto, tirado a partir da experiência doada pela prévia aprovação.

Ainda dentro da categoria dos saltos extensores, os binómios presentes foram também convidados a ultrapassar uma ribeira com 140 cm de largura. Na foto abaixo vemos o binómio excepcional Carlos/Oliver a fazê-lo, com o condutor no adiantamento desejável e o cão em pleno esforço.

Também o binómio José Maria/Dream foi convidado para os “mind games” caninos, conseguindo a Dream executar o percurso adiantado. Porém, apesar do desenvolvimento atlético da CPA negra estar em franco progresso, falta ao binómio a coesão que só a cumplicidade pode oferecer.

O CPA Jonas, que está cada vez maior e mais ousado, também conseguiu ultrapassar a ribeira e fê-lo sem pregar com o dono no chão, condutor que temeu pela sua integridade física em função da impropriedade dos ténis que trazia.

Ambos estão na foto seguinte debaixo de uma árvore enquanto a chuva caía. O matulão do Jonas mal se vê, porque o nosso fotógrafo escolheu mal o ângulo da foto, fruto de já não ver o que via e de tirar fotos com os óculos escuros postos, mesmo nos dias de chuva, como foi o caso de ontem.

Participaram nos trabalhos os seguintes binómios: Carlos/Oliver; José Maria/Dream; Patrícia/Keyla; Paulo/Bohr; Pedro Mortágua/Jonas e Pedro Rodrigues/Luna. Os poucos aguaceiros que suportámos não prejudicaram em nada os trabalhos. Os membros do Akita Club estiveram ausentes. A Silvana, o Lucas e Bock não compareceram, sucedendo o mesmo com o Jorge Guerreiro por se encontrar a trabalhar.

Sem comentários:

Enviar um comentário