quarta-feira, 13 de abril de 2022

GOOGLE: POR AMOR À JUSTIÇA, POR PUBLICIDADE OU POR AMBOS?

 

O Google está a processar um burlão que falsamente propunha a venda de cachorros e que assim sacava dinheiro aos interessados. Como a esparrela foi detectada pelo Google, este grupo de tecnologia já entrou com uma acção judicial contra o embusteiro. O processo (via Gizmodo) mostra que o Google quer tomar medidas contra o abuso nas suas próprias plataformas e tecnologias, meios que um homem usou para enganar vários idosos que procuravam adoptar um cão simpático, gente que caiu numa variedade de truques, uma vez que o criminoso era responsável por sites falsos com falsas avaliações em que fotos de cães inexistentes podiam ser vistas. Em simultâneo, em conversas individuais, ele convencia as vítimas a transferir-lhes dinheiro. Para tornar ainda mais credível a cilada, usou várias contas fraudulentas do Google, com as quais conseguiu registar sites em hosts de internet dos Estados Unidos.  

O advogado do Google, Mike Trinh e Albert Shin, gerente do grupo de investigação de crimes cibernéticos, disseram no blog interno que a presente acção busca estabelecer um precedente legal para “proteger as vítimas, interromper a infra-estrutura dos burlões e consciencializar o público”, o que obrigará o Google a intensificar as suas medidas de segurança interna. De acordo com as suas próprias declarações, a fraude com cães é generalizada, adiantando as autoridades federais que a quantia roubada anualmente chega até aos 650 milhões de dólares. A Google é repentinamente fustigada por práticas ilegais que fazem uso dos seus produtos para afectar milhões de lares. Esta empresa removeu recente aplicativos espiões do Google Play Store depois de terem sido baixados 60 milhões de vezes.

A meu ver, observador comezinho de um pequeno país, a Google acordou tarde demais e não soube proteger atempada e convenientemente todos os seus utentes, ao permitir que toda a casta de ladrões usasse impunemente todas as suas plataformas e tecnologia, estando só agora a mexer-se para impedir isso. Estará a fazê-lo por amor à justiça ou a transformar o combate a este actos ilícitos numa excelente estratégia de publicidade? Como não creio que esta empresa consiga solucionar o problema de uma vez por todas, porque seria necessário que os homens renascessem transformados, há que usar de todo o cuidado na compra de cães através da internet.

Sem comentários:

Enviar um comentário